Em Guarapuava, iniciativa leva ações multidisciplinares de saúde a servidores e agentes caninos das forças de segurança 25/04/2024 - 17:17

Nesta quinta-feira (25), o Programa Prumos, através de uma solicitação do Delegado de Polícia Civil de Guarapuava, em parceria com a Faculdade Campo Real, promoveu uma ação multidisciplinar de saúde voltada para as Forças de Segurança do município. A ideia foi abraçada pela direção da Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR), em Guarapuava, que incentivaram os policiais penais a se envolveram ativamente com as atividades propostas.

Durante essa iniciativa, diversos serviços foram oferecidos, incluindo orientações nutricionais, medição da pressão arterial, testes de glicemia, massagens e avaliações ortopédicas, entre outros. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizou vacina H1N1.

“Eventos desse tipo favorecem que aqueles que cuidam dos outros, tenham um tempo de cuidado de si enquanto pessoa, o que é essencial dado os riscos diários enfrentados no dia a dia laboral, e o alto índice de adoecimento físico e mental”, explica a assistente social, Silvana Carneiro da Silva.

Para a coordenadora das atividades complementares e sociais da Faculdade Campo Real, Adriana Cristina Loli, profissionais da psicologia e assistência social desempenham um papel fundamental na sociedade, lidando diariamente com situações desafiadoras e muitas vezes estressantes. “Preparamos ações que pudessem atender a todas as forças de segurança, com os serviços prestados pela equipe de saúde da Campo Real, inclusive aos cães, com atendimento veterinário. Sendo também uma excelente oportunidade para desenvolver em nossos alunos a capacidade de promover a saúde física e psicológica de todos, de forma a tornar a vida das pessoas mais saudável, pois é a nossa saúde que nos permite trabalhar de forma mais leve e feliz”, destaca.

Os cães que fazem parte do grupo K9 da Polícia Penal de Guarapuava também receberam atendimento durante o evento, prestado pelo Curso de Medicina Veterinária, no qual foi feita uma avaliação abrangente da saúde dos animais. Essa ação demonstra o compromisso conjunto em garantir o bem-estar, tanto das forças de segurança quanto de seus parceiros caninos.

Programa Prumos - O Prumos oferece suporte à saúde mental dos servidores e familiares, os quais estão expostos a situações de violência, estresse e pressão e, por isso, precisam de acompanhamento adequado para o pleno desenvolvimento de suas atividades.

O programa, que atende todo o Paraná, é desenvolvido pela Diretoria Estrutural da Secretaria da Segurança Pública do Paraná.