Oficinarte

 

Oficinarte

 

A Oficinarte é um projeto de ressocialização no qual os internos criam suas produções artísticas.

Museu Virtual do Complexo Médico Penal do Paraná em parceria com CEEBJA Dr. Mário Faraco coordenado pela Profª Odilia Vallim tem como objetivo apresentar os trabalhos dos internos através de uma nova perspectiva quebrando os paradigmas vigentes para a ressocialização.

A criação do Museu Virtual na internet possibilita centralizar e viabilizar um acesso rápido e irrestrito ao público em geral das atividades dos projetos, bem como a memória da história do Complexo Médico Penal do Paraná, da coleção científica e acervo.

A Produção artística destes internos é bem significativa, demonstrando o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção e a intuição visando aprimorar o desenvolvimento de suas capacidades criativas.

A arte é um instrumento para interpretar o mundo, e transformar os sentimentos e sensações das diferentes vivências que lhe foram oportunizadas ao longo da vida.

O museu reúne acervo fotográfico produzido na Oficinarte, projeto plástico de ressocialização dos internos do Complexo Médico Penal do Paraná.

O acervo deste museu será compilado, organizado e disponibilizado para uma cultura cientifica generalizada para toda a sociedade, uma iniciativa pioneira que apresenta a sociedade e aos profissionais das áreas do conhecimento as mudanças que os internos de medida de segurança acumularam ao longo do seu tratamento, através da Arte, para sua ressocialização e reingresso na sociedade.