12 artigos científicos são apresentados como conclusão de graduação de PPLs do Paraná 11/04/2023 - 11:19

Na última segunda-feira (10), na sede da Polícia Penal do Paraná, 12 artigos científicos foram apresentados, nas áreas de Pedagogia e Serviço Social, por pessoas privadas de liberdade que concluíram a graduação na modalidade a distância, dentro das unidades prisionais do Paraná.

No mesmo evento, também foi lançada a segunda edição da Revista Eletrônica da Faculdade Fan, “No Paraná, a educação desarma as mentes vazias”, primeira do Brasil, escrita por pessoas privadas de liberdade, com a publicação de artigos acadêmicos inéditos e originais.

Com o intuito de proporcionar mais uma oportunidade de ressocialização e facilitar a reinserção social, pós cumprimento da pena, o projeto tem como característica a pesquisa utilizando apenas livros físicos, uma vez que os custodiados não possuem acesso à internet dentro das prisões. Dessa forma, os trabalhos são completamente originais, sem a possibilidade de plágio.

O direto-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, falou sobre a importância de oportunizar aos apenados meios de retornar as suas vidas pós cumprimento de pena com capacitação, para não reincidir no crime.

“A parceria que a Polícia Penal tem com instituições como a FAN, é de extrema importância para dar aos apenados a oportunidade de adquirir os conhecimentos e certificações, qualificando-os para o ingresso no mercado de trabalho, depois que cumprirem as suas penas e retornarem aos seus lares e convívio familiar”, disse.

Para as apresentações dos artigos, montou-se uma banca com pedagogas, que atuam nas unidades prisionais, para indagar e avaliar os artigos científicos dos alunos. Elas estavam presencialmente na sede da Polícia Penal e os alunos apresentaram os trabalhos virtualmente, em grupo, diretamente das unidades de todo Estado, onde estavam acompanhados pelo professor orientador.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Penal do Paraná, Faculdade Fan e a Universal nos Presídios (UNP).

O chefe da Divisão da Educação e Capacitação da Polícia Penal do Paraná, Juliano dos Santos Prestes, também falou sobre a conclusão de mais uma etapa vivida pelas pessoas privadas de liberdade. “Essa graduação possibilita a reinserção social e recolocação do apenado no mercado de trabalho após o cumprimento de pena. Feitos como esse nos deixam contentes e com sentimento de dever cumprido, uma vez que a educação é o principal passo para afastar essas pessoas da vida do crime”, disse.

REVISTA – A revista “No Paraná, a educação desarma as mentes vazias” é a primeira escrita por pessoas privadas de liberdade que cumprem suas penas em unidades prisionais do Paraná. A edição tem como princípio a publicação de artigos acadêmicos inéditos e originais, decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas práticas.

A publicação conta com artigos nas áreas de pedagogia, letras, administração, radiologia, ciências contábeis, direito, enfermagem, biomedicina, estética e cosmética, serviço social, farmácia e educação física. Ela está disponível para leitura nas unidades do sistema prisional e na plataforma Fanduca.

FANDUCA – A Fanduca, é uma plataforma digital por onde os apenados podem efetuar seus estudos, através de um convênio ativo desde fevereiro de 2021, entre a instituição de ensino FAN e a Polícia Penal. Além da graduação para pessoas privadas da liberdade, também disponibiliza cursos técnicos de Gestão de Empresas, Gestão de Transportes, Gestão de Empresas e Construção Civil, Motorista de Aplicativo, Assistente de Farmácia, Assistente Jurídico, Confecção de Chinelos e Empreendedorismo, Cuidador de Idosos, Gestão de Empresas de Transporte, Farmácia, Mídias Sociais, Instalador e Eletricista Predial e Almoxarifado e Estoquista. Mais de cinco mil e quinhentas pessoas privadas de liberdade, que cumpriram suas penas no Paraná, já passaram por algum curso da plataforma.