Exames e Ensino Superior

Buscando oferecer e ampliar diferentes oportunidades para a certificação de estudos realizados informalmente, bem como, o acesso à Educação Superior, são ofertados a realização de Exames Estaduais e Nacionais nos Estabelecimentos Prisionais.


 EXAME ONLINE

Os exames online, oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná , possibilitam a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, são realizados anualmente, nos Estabelecimentos Prisionais que possuem telecentro/laboratório de informática. Em 2017, foram inscritos 1.527 pessoas privadas de liberdade e destes, 513 obtiveram aprovação. Para o ano de 2018, a aplicação do exame está prevista para o segundo semestre.


ENCCEJA PPL - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é realizado anualmente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA PPL), em todos os Estabelecimentos Prisionais do Estado do Paraná. O ENCCEJA PPL possibilita a certificação do Ensino Fundamental e ou do Ensino Médio. Em 2017, concluíram o Ensino Fundamental, 308 participantes e 202 concluíram o Ensino Médio. Para o ano de 2018, o exame está previsto para o mês de setembro.


ENEM PPL - Exame Nacional do Ensino Médio

O ENEM PPL é ofertado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, sendo realizado em todos os E tabelecimentos Prisionais do Paraná. Em 2017, participaram 1153 inscritos que puderam utilizar o desempenho no exame como meio alternativo ou complementar para acesso à educação superior e acesso a programas governamentais de financiamento, (SISU e PROUNI).

 

ENSINO SUPERIOR

Em 2018, 41 pessoas privadas de liberdade estão cursando o Ensino Superior presencial ou a distância, em instituições públicas e privadas. O Setor de Educação e Capacitação tem buscado estratégias para que ocorra o aumento gradativo, dessas pessoas ao ingresso no Ensino Superior.