1ª Cãominhada das Forças Policiais movimentará São José dos Pinhais neste domingo 09/03/2023 - 17:02

No próximo domingo, acontecerá a 1ª Cãominhada da Polícia Penal do Paraná (PPPR), em conjunto com a Guarda Municipal de São José dos Pinhais. Será realizada no dia 12 de março, com o percurso iniciado na Praça do Verbo Divino em direção ao Parque São José.

O trajeto é de aproximadamente 1,2 km de distância, e o tutor pode optar por levar o seu pet no colo ou até mesmo ir diretamente ao parque para participar das ações posteriores.

O evento, em parceria com a prefeitura do município de São José dos Pinhais e apoio da Secretaria de Meio Ambiente, visa apresentar a importância do trabalho dos canis policiais no enfrentamento à criminalidade, além da integração das forças de segurança pública com a comunidade. As pessoas poderão conhecer o trabalho e interagir com os cães policiais.

Os participantes poderão conhecer o trabalho e interagir com os cães policiais do Setor de Operações Especiais (SOE) Aron, Hércules, Kira e Luke, que marcarão presença durante a caminhada e o evento.

“Estamos muito contentes em realizar a nossa primeira Cãominhada, pois esse tipo de evento, em conjunto com a comunidade, tem o poder de exaltar o trabalho da polícia e dos canis, além de nos aproximar ainda mais da população”, comenta o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado.

A concentração após o percurso da Cãominhada será no Parque São José, onde ocorrerão ações educativas e informativas à população durante o período da tarde, como um evento de adoção, vacinação de pets (até acabarem as doses), aulão de adestramento, e ainda, arrecadação de pacotes de ração para doação em abrigos.

Além disso, terão duas competições: o concurso de cão mais simpático e o concurso de cão e dono mais parecidos.

A policial penal da equipe do Setor de Operações Especiais (SOE), Barbara Nunes, ressalta que, durante a Cãominhada, serão esclarecidos como é relevante o trabalho realizado pelos canis das forças policiais, pois a função que os policiais caninos possuem é de muita importância para o desenvolvimento dos trabalhos da PPPR.

“Além do mais, na criação do evento, visamos também incentivar a prática de exercícios físicos do tutor com seu pet, adoção e conscientização sobre a importância da castração, diminuindo assim a natalidade e o índice de abandono”, complementa.

Tutores e cães de todas as forças policiais e da comunidade podem participar do evento.