Ação do Outubro Rosa leva cuidados de saúde e autoestima a mulheres custodiadas no Complexo Médico Penal 31/10/2025 - 10:58
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou, na última sexta-feira (24), um evento alusivo à campanha Outubro Rosa, voltado às mulheres privadas de liberdade do Complexo Médico Penal (CMP), localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A ação teve como objetivo reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, além de promover valorização, autocuidado e bem-estar entre as custodiadas. O evento contou com o apoio da Pastoral Carcerária e da Igreja Universal, por meio do projeto Universal Nos Presídios (UNP), e incluiu uma palestra da psicóloga Patrícia Bortolleto, que abordou o tema controle das emoções.
“O evento Outubro Rosa é uma boa oportunidade para realizarmos um trabalho com as mulheres privadas de liberdade, voltado à valorização feminina e à orientação sobre a importância da saúde. Foi uma ação muito positiva em parceria com a Pastoral e com a UNP. Conseguimos proporcionar a essas mulheres um momento de reflexão, reconhecimento pessoal e conscientização sobre o câncer de mama, que infelizmente ainda é uma realidade comum”, destacou o diretor do CMP, Renê Fernandez.
“A inclusão das mulheres privadas de liberdade nas ações da campanha Outubro Rosa é extremamente importante. Muitas delas nunca tinham feito uma mamografia ou coleta de exames preventivos. Organizamos esta ação no CMP para proporcionar a elas a oportunidade de realizar estes exames, com intuito de que diagnósticos precoces salvam vidas. Junto a isso, buscamos proporcionar a elas um dia diferente, de autocuidado e de reflexão” explicou a servidora pública e bioquímica, Sheila Manoela Flora.
Atualmente, a unidade abriga 31 mulheres privadas de liberdade. Durante a ação, 22 delas realizaram exames preventivos, com o apoio de acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifacear. As demais já haviam realizado coletas pela estes exames recentemente.
Além disso, 15 mulheres com mais de 40 anos realizaram o exame de mamografia, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e outras três estão prestes a realizar o procedimento nos próximos dias.
O evento também contou com um café da tarde especial, organizado pela UNP, que proporcionou momentos de acolhimento, cuidados de beleza e atenção à saúde das participantes, fortalecendo o caráter humanizado da ação.



















