Acompanhados do cão Xirú, policiais penais fazem visita à APAE e escolas estaduais em Nova Prata do Iguaçu 12/12/2025 - 13:49
Nesta quarta-feira (10), a Polícia Penal do Paraná (PPPR), através da equipe do Setor de Operações Especiais (SOE) de Francisco Beltrão, estiveram nas Escolas Estaduais José de Alencar e Cristo Redentor e também na Escola Especial Renascer, onde também funciona a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Nova Prata do Iguaçu.
O objetivo da visita foi explicar a alunos numa faixa etária de 12 a 17 anos como é o funcionamento de uma penitenciária, os diferentes setores de uma unidade prisional, como atua e onde age a PPPR e os equipamentos utilizados no dia a dia do policial penal e nas intervenções quando há necessidade.
Os policiais penais proporcionaram um dia diferente aos alunos com apresentação do cão policial Xirú, viaturas com sirenes ligadas, e também interagindo com alunos e funcionários das instituições, explicando em detalhes como funciona a profissão.
A APAE em Nova Prata do Iguaçu é presidida atualmente por Cristovam Almeida, que atuou por mais de 35 anos como agente penitenciário e hoje está aposentado. Ele afirma que a comunidade local se sentiu prestigiada com a presença da PPPR no município e ficaram encantados e surpresos com a quantidade de ações desenvolvidas que, segundo Cristovam, era desconhecida por grande parte das pessoas que acompanharam a visita.
“Muitas crianças manifestaram o interesse em se tornar policiais penais no futuro. Realizamos orientações para que elas estudem bastante, tirem sempre notas boas na escola, respeitem os pais e professores e que mantenham o bom comportamento não só em casa, mas na escola também. Estas visitas foram muito gratificantes para nós também”, disse o chefe do SOE em Francisco Beltrão, Jorandir de Souza Teles.
“O pessoal gostou muito da apresentação feita pelos policiais penais e a conversa que tiveram com as equipes. Puderam tirar fotos com o cão policial e isso fez muito bem para a criançada. Até mesmo os funcionários da APAE ficaram muito curiosos e interessados em saber mais sobre o trabalho da Polícia Penal. Todos ficaram maravilhados. Os policiais penais estão de parabéns por esta ação especial”, afirmou Cristovam.
Esta foi a última visita do ano realizada por policiais penais da Regional Administrativa de Francisco Beltrão, que já tem a partir de fevereiro mais locais agendados para visitar e levar informação à comunidade sobre a importância da Polícia Penal em nosso estado.

















