Adolescente é apreendido tentando arremessar ‘kit cadeia’ na unidade de Quedas do Iguaçu 07/08/2023 - 08:48

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) apreendeu um adolescente e diversos produtos ilícitos, em um ‘kit cadeia’, que o mesmo tentava arremessar para dentro da Cadeia Pública de Quedas do Iguaçu.

A ação foi registrada nesta sexta-feira (04), após os monitores de ressocialização prisional (MRPs), que atuam no plantão da unidade, perceberem a movimentação estranha na área externa, por meio do monitoramento com câmeras.

O adolescente foi abordado e com ele foram apreendidos 13 aparelhos celulares, 18 carregadores, cabos USB, 13 fones de ouvido, um chip de celular, 141 pacotes de substância análoga ao fumo, duas carteiras de cigarro, dois isqueiros e 970 gramas de substância análoga à maconha.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná explica que desde que houve a transição da custódia dos apenados do Estado para a Polícia Penal, todas as unidades prisionais têm passado por uma reformulação de estrutura física, procedimentos e sistemas de segurança. 

“Esta apreensão que ocorreu na unidade prisional de Quedas do Iguaçu revela o trabalho que está sendo realizado em todo o Paraná. Por envolver um menor de idade, será dado o devido encaminhamento para os conselhos que atuam na proteção do menor, para que a situação seja conduzida de acordo com a lei. Mas é importante destacar que mais uma violação foi inibida através desses modernos procedimentos que estão sendo implantados no sistema prisional, o que demonstra que a gestão das carceragens está no caminho adequado”, afirma.

O coordenador regional da PPPR de Cascavel, Thiago Correia, responsável pela Cadeia Pública de Quedas do Iguaçu, explica que a modernização do sistema penitenciário tem atuado para permitir tratamento penal e o cumprimento da Lei de Execução Penal, mas que as equipes estão atentas e preparadas para situações que envolvam a segurança.

“A Polícia Penal não está alheia às questões de segurança. A apreensão realizada hoje demonstra que nossos policiais penais e monitores de ressocialização prisional têm atuado de forma conjunta para garantir segurança e possibilitar ações relacionadas à custódia da pessoa privada de liberdade”, disse.

O gestor da Cadeia Pública de Quedas do Iguaçu, Everton Delgado, conta que a integração entre os servidores da unidade é uma das ferramentas de combate ao crime.

“A equipe trabalha com a atenção voltada ao efetivo cumprimento da função e comprometida com a segurança da unidade, isso, aliado ao monitoramento por câmeras, permitiu o êxito na ação de hoje”, explicou.

O caso foi registrado e encaminhado ao Setor de Inteligência da Polícia Penal. O adolescente e as substâncias apreendidas foram levadas à Polícia Civil.

 

GALERIA DE IMAGENS