Agentes do Deppen interceptam entrada de drogas e celulares em três unidades do Paraná 18/01/2022 - 19:04

Agentes do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) de três unidades do Paraná interceptaram a entrada de drogas, celulares e frustraram tentativa de invasão no perímetro interno de uma delas. Os servidores estão atentos nos procedimentos de revistas preventivas nas unidades prisionais do Paraná e tem tido êxito nas abordagens, oriundas dos treinamentos de inteligência, os quais têm objetivo, principalmente, de combater diuturnamente o tráfico de entorpecentes e a circulação de celulares dentro do cárcere.

De acordo com o coordenador regional de Maringá e Cruzeiro do Oeste, do Departamento de Polícia Penal, Luciano Britto, os agentes do Deppen estão cada vez mais se preparando para encontrar qualquer tipo de ilícitos e de materiais ilegais que estejam a caminho de uma unidade prisional. “Estamos observado um aumento na tentativa de inserção de drogas sintéticas como K4 e LSD, por serem facilmente camufladas nos produtos permitidos e por serem similares a selos postais, mas a atenção de nossos agentes tem frustrado essas tentativas”, disse.

Um dos casos foi na Cadeia Pública de Paranavaí, de 10 a 12 de janeiro, quando agentes do Deppen apreenderam ilícitos durante revista em materiais de higiene pessoais encaminhadas pelos Correios, por familiar de preso. Foram apreendidos 40 gramas cocaína, 13 invólucros com 26 gramas de cocaína, 10 invólucros com 20 gramas de maconha e 69 pontos de k4. Todos os familiares dos presos terão suspensas as suas credenciais de visita e os fatos serão investigados em inquérito pela Polícia Civil de Paranavaí. Os presos também serão investigados e vão responder processo administrativo disciplinar.

Na Cadeia Pública de Nova Esperança, sexta-feira (14/01), os agentes do Departamento de Polícia Penal frustraram a tentativa de invasão de um indivíduo ao perímetro interno da unidade prisional. Após ser flagrado pelas câmeras da Cadeia e ao perceber isso, o homem fugiu da abordagem, deixando para trás uma mochila que pretendia entregar para os presos na Cadeia. Os materiais apreendidos foram 1,1 kg maconha, 60 gramas cocaína, 14 aparelhos celulares, 14 carregadores para celular, seis isqueiros, sete adesivos epóxi, dois cartões de memória, um pacote de fumo e duas garrafas pet com cimento.

Em outra situação, o setor de Segurança Externa (SSE) do Deppen apreendeu, na última quinta-feira (13/01), após ronda na região do Complexo Penal de Piraquara, 64 pacotes de fumo, três carregadores de celular, dois fones de ouvido, 3.680 gramas maconha e três aparelhos de celular (com bateria). O material foi encontrado próximo da muralha. O Deppen tem ampliado as rondas e ações para interceptar este tipo de situação.