Alunos de Laranjeiras do Sul recebem palestras da Polícia Penal sobre prevenção ao crime e violência 02/05/2023 - 16:57

No mês de abril, a Polícia Penal do Paraná (PPPR), com apoio do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, iniciou o Projeto Escolha a Vida nas escolas estaduais do município, que tem como objetivo trabalhar a importância de evitar ações de intolerância, criminalidade e violência no meio social.

A parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança intensifica o desenvolvimento de ações preventivas contra o crime e a violência em prol dos jovens.

O trabalho consiste em apresentar, por meio de conteúdos e dinâmicas educacionais, os efeitos negativos decorrentes de atos infracionais, além de mostrar como funciona o sistema prisional brasileiro e o trabalho dos policiais penais e cães que atuam em apoio às operações policiais penitenciárias.

O Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck foi o primeiro estabelecimento de ensino a receber o projeto, com a participação de 572 alunos. nos próximos meses, a Polícia Penal visa abranger as outras sete escolas da rede estadual de Laranjeiras do Sul.

O Núcleo de Educação solicitou a Polícia Penal o atendimento do projeto também nas escolas estaduais dos municípios de Rio Bonito e Porto Barreiro

Entre os assuntos debatidos estão: direitos e deveres de crianças e adolescentes baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente, organização e funções da Polícia Penal, realidade das cadeias públicas e penitenciárias, uso adequado das redes sociais e ações para evitar a violência.

O diretor-adjunto da PPPR, Mauricio Ferracini, faz referência elogiosa ao projeto. “A Polícia Penal do Paraná fica imensamente grata aos servidores, grupos operacionais e instrutores por desenvolverem e atuarem em pautas sociais importantes e atuais. Quero ressaltar que todos os nossos servidores estarão sempre à disposição das autoridades do município para a evolução do projeto.”

A direção do colégio ressalta que: “Diante das ondas de violência e ataques em escolas, comunidades e redes sociais dos últimos tempos, as contribuições que a PPPR traz no projeto são de suma importância, com orientações de profissionais bem preparados e com dinâmicas adequadas.”

A diretora do Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, Adriane Schio de Almeida, destaca que a palestra foi um sucesso, trazendo conhecimento e reflexão aos estudantes do município.

“Quero ressaltar nossa profunda gratidão e reconhecimento aos excelentes profissionais disponibilizados para essa missão, que além de transmitir informações relevantes para uma vida de sucesso aos nossos alunos, também serviu de amparo aos nossos profissionais da educação que em vossas falas sentiram-se amparados e valorizados. Nossa palavra é gratidão!”