Alunos do Curso de Formação de Praças visitam Complexo Penal de Piraquara 01/02/2023 - 10:36

Entre os dias 9 e 31 de janeiro, a Polícia Penal do Paraná recebeu 150 alunos do Curso de Formação de Praças da Academia Militar do Guatupê (APMG), divididos em seis turmas, para uma visita técnica, no Complexo Penal de Piraquara. 

A visita técnica, faz parte da disciplina Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial e teve por objetivo, apresentar aos novos policiais militares as atribuições cotidianas dos policiais penais para proporcionar a qualificação dos servidores e a excelência da prestação da atividade de segurança pública.

Os alunos visitaram a Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE-UP), a Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), a Casa de Custódia de Piraquara (CCP) e, por fim, o Setor de Operações Especiais (SOE). 

O diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini, falou que a integração e a troca de conhecimentos entre as forças de segurança do Paraná, acrescentam ganhos para todos no desempenho de suas funções. 

“Esse é um ambiente de alta complexidade, temos no Complexo Penal de Piraquara, a maior concentração prisional do Paraná. É importante conhecer a gama de procedimentos que acontecem dentro de um estabelecimento prisional. Nós nos tornamos mais fortes, precisos e profissionais, quando nos aproximamos como força de segurança. Cada um com a sua função, mas ambas trabalhando com integração. A troca de experiências que estamos fazendo, tem um impacto direto nas funções desempenhadas dentro das penitenciárias, pelos policiais penais e nas ruas, pelos policiais militares”, disse. 

Flaviane Weiber, investigadora da Polícia Civil do Paraná e Instrutora da APMG, contou que a visita é uma oportunidade de propagar as informações adquiridas pelos alunos, aos demais policiais militares do estado. 

“Essa é uma oportunidade de plantar uma semente em cada um deles. Depois de formados, quando forem designados para as unidades onde desempenharão suas funções, eles podem ser multiplicadores das informações que obtiveram nessa visita”, contou.