Alunos privados de liberdade participam de ‘aulão’ preparatório para o Encceja PPL 09/10/2023 - 08:42

Na última quinta-feira (05), 18 pessoas privadas de liberdade (PPLs), custodiadas na Cadeia Pública de Cascavel, participaram de um ‘aulão’ intensivo e preparatório para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O curso aconteceu no auditório do Conselho da Comunidade e teve como objetivo proporcionar aulas com conteúdos exigidos na prova do Encceja, entre eles: redação, matemática e ciências. Os professores que aplicaram os conteúdos são formados pela Unioeste.

A proposta foi desenvolvida pelo Conselho da Comunidade de Cascavel em conjunto com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Projeto Educar para o Futuro. O coordenador do projeto, o professor e doutor Valdecir Soligo, explica que o aulão é uma das iniciativas desenvolvidas para estimular o recluso a estudar.

“Quando proporcionamos uma aula, como forma de estratégia pedagógica, ela não é apenas para o ensino daquele momento, mas é principalmente para estimular o indivíduo a estudar e vislumbrar um futuro diferenciado, como acesso a um nível superior de educação ou de qualificação, por exemplo”, explica.

O coordenador regional de Cascavel da Polícia Penal do Paraná (PPPR), explica que o estudo dentro do sistema prisional, além de ser uma das formas de remição de pena, previstas na Lei de Execução Penal (LEP), é uma das ferramentas importantes de mudança.

“Cabe a PPPR incentivar, apoiar e proporcionar, em conjunto com as entidades parceiras, ações que valorizam a educação. Não há dúvidas de que por meio do conhecimento existe a possibilidade de mudança de vida”, afirmou.

O presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Rosaldo Chemin, afirma que uma das missões do Conselho é contribuir com a qualificação e profissionalização das PPLs.

“Nós contribuímos para a formação destes apenados, para que eles possam, ao sair do sistema prisional após o cumprimento da pena, ter uma qualificação, uma profissão. Por isso, o Conselho desenvolve diversos programas e cursos que atendem um padrão de exigência para que essas pessoas aprendam um ofício”, finalizou.

ENCCEJA PPL – No Paraná, o Encceja PPL 2023 soma 10,1 mil inscritos, o que representa uma ampliação de 21% em relação à edição do ano passado. A prova do Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade das provas regulares. A diferença está na aplicação, que ocorre dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado da federação.

As provas são organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e vão ocorrer no sistema prisional nos dias 17 e 18 de outubro de 2023.