Apenadas realizam doação de cabelo durante evento em alusão ao Dia da Mulher na Cadeia Pública de Altônia 13/03/2024 - 13:52

Em uma celebração ao mês da mulher, a Cadeia Pública de Altônia promoveu um evento para as 34 mulheres privadas de liberdade que a unidade possui, com serviços de beleza e incentivo à doação de cabelos para o Hospital do Câncer de Umuarama. A ação faz parte do projeto “Liberdade em Fios”, que ultrapassa as barreiras físicas através do ato de doar o cabelo.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Maurício Ferracini, destaca que por meio do projeto, as apenadas têm a oportunidade de se conectar com o mundo exterior de maneira significativa. “Com um gesto de generosidade, elas podem ajudar o próximo revivendo sentimentos que estão guardados, que podem contribuir para a sua restauração de vida e emoções no sistema prisional”, finaliza Ferracini.

Empresas locais dos municípios de Iporã e Altônia apoiaram o evento com alimentos e bebidas, garantindo que o dia fosse celebrado com a união de forças da comunidade local. Além disso, as apenadas puderam participar de um culto de celebração da Igreja Batista de Altônia dentro da unidade.

O diretor regional de Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, compartilha que durante o evento especial, as internas tiveram serviços de escovas, cortes de cabelo, manicures, pedicures e sessões de maquiagem. “As ações incluíram a participação das servidoras da Cadeia Pública de Altônia, que maquiaram as apenadas, criando um momento de apoio mútuo, compreensível e mais afetivo”, conta.

O gestor da unidade prisional, Marcelo Vilvert Lima, ressalta que a comemoração representa um ato de humanidade, respeito e solidariedade: “Mostra que, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, a beleza, a dignidade e a esperança podem florescer. A iniciativa de doação de cabelos para o Hospital do Câncer simboliza um gesto de amor ao próximo, transformando a vida daqueles em luta pela saúde e destacando a importância da empatia e do apoio comunitário”.