Apenados da Casa de Custódia de São José dos Pinhais concluem Curso de Corte e Costura 11/03/2024 - 18:25

Na manhã desta segunda-feira (11), foi celebrada a conclusão do Curso de Corte e Costura oferecido a 17 detentos da Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP). A iniciativa busca proporcionar aos reclusos oportunidades de aprendizado e capacitação através da remição de pena, visando a reinserção social e a preparação para o mercado de trabalho.

A cerimônia de formatura contou com a presença do diretor da CCSJP, Olival Monteiro, da diretora do Tratamento Penal da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Lizandra Bueno, da chefe da Divisão de Tratamento Penal, Talita Diniz Pereira, do chefe da Divisão de Educação de Capacitação, Diego Piotrowski, do chefe da Divisão de Produção e Desenvolvimento, Boanerges Silvestre Boeno Filho, e da professora do curso, Lucelia Maria Colle.

A Casa de Custódia de São José dos Pinhais é destinada à custódia de detentos provisórios e condenados do sexo masculino autodeclarados participantes de organizações criminosas. Segundo o diretor da unidade, Olival Monteiro, 358 pessoas privadas de liberdade estão inseridas em atividades educacionais, com o benefício de remição de pena.

“O tratamento penal dentro das unidades prisionais do Paraná é de suma importância. Hoje, os custodiados da CCSJP possuem a oportunidade de cumprir sua pena de forma digna, com remição através do estudo e do trabalho, independente do perfil. Conseguimos oportunizar isso porque o tratamento penal anda junto com os protocolos de segurança, trazendo ocupações e oportunidades de ressocialização às pessoas privadas de liberdade, e proteção a todos os profissionais da unidade”, explica Monteiro.

A chefe do Tratamento Penal da PPPR, Lizandra Bueno, enfatizou a importância de iniciativas educacionais dentro do sistema prisional: " Iniciativas como essa contribuem não apenas para a formação profissional dos custodiados, mas também para a transformação positiva de vidas e, consequentemente, para a redução da reincidência criminal. A Polícia Penal tem como um dos principais pilares proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento às pessoas privadas de liberdade, contribuindo assim para sua reintegração à sociedade de maneira positiva e produtiva".

A professora responsável pelo curso, Lucelia Maria Colle, expressou seu contentamento com o desempenho dos alunos: "Para mim, o curso foi muito proveitoso, foi inspirador ver o empenho e a dedicação da turma. Eles demonstraram interesses e habilidades, estou confiante de que essas novas competências abrirão portas para um futuro mais promissor".

GALERIA DE IMAGENS