Boas práticas do sistema prisional são evidenciadas em Seminário de Extensão da Unioeste 03/04/2023 - 14:43

Diversos trabalhos produzidos nas penitenciárias e cadeias públicas da Polícia Penal, na Regional de Cascavel, estão em exposição até amanhã (31), na XXII edição do SEU - Seminário de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizado no Campus de Cascavel, no Oeste do Paraná.

Os resultados práticos são frutos de trabalhos desenvolvidos por meio dos convênios entre o Conselho da Comunidade, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Unioeste, intermediados pelo Projeto Educar para o Futuro.

Entre os projetos expostos estão a produção de naninhas, bonecas de fuxico e pelúcias. Brinquedos fabricados por pessoas privadas de liberdade (PPLs) e destinados a entidades que atendem pessoas carentes e hospitais da região. Também há produtos das industrias conveniadas com o sistema prisional a exemplo de produções da área têxtil, gráfica e de materiais de proteção individual.

O principal objetivo do evento é evidenciar tudo que é produzido e replicado na sociedade, por meio dos projetos de extensão da universidade para a comunidade em geral.

O coordenador da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, explica que a exposição é uma forma de mostrar à sociedade a importância da mão de obra prisional em benefício à sociedade.

“Aqui temos produtos construídos desde a forma artesanal como também industrializados, todos vindos das unidades prisionais da nossa região. Isso demonstra a evolução do tratamento penal e a importância da união entre a Polícia Penal, as instituições de ensino, entidades da sociedade civil e as empresas privadas”, afirma.

O mestre e pedagogo, Marcio Issler, responsável por acompanhar as ações do Projeto Educar para o Futuro dentro das unidades prisionais, conta o objetivo da parceria.

“Qualificar as pessoas privadas de liberdade das penitenciárias e cadeias públicas da região.  Neste evento percebemos a aproximação do público para conhecer o que o sistema prisional tem feito de bom. São as boas práticas evidenciadas pela capacitação e qualificação”, afirma.

Já o coordenador do projeto pela Unioeste, professor e doutor Valdecir Soligo, fala que o seminário já está consolidado como o maior do Oeste e Sudoeste do Estado.

“Temos a exposição de vários trabalhos de extensão, tanto na apresentação de comunicações que ocorreram ou estão ocorrendo de forma remota, online, mas também as exposições presenciais nas entradas dos auditórios da Unioeste. O Projeto Educar para o Futuro também faz parte do rol de projetos de extensão da Unioeste qualificando as pessoas privadas de liberdade nas áreas de panificação, artesanato, confeitaria entre outras tantas atividades que são desenvolvidas”, finaliza.

O evento começou na noite do dia 28 com a abertura oficial e segue até dia 31. No estande do projeto Educar para o Futuro também estão sendo arrecadados livros literários para a continuidade da remição pela leitura, outra iniciativa fruto da parceria.

O SEU

Ao longo dos dias de evento, são 2.500 inscritos, mais de 370 trabalhos apresentados, o que deixa claro que a Universidade está nos mais diferentes locais e regiões.

Além da exposição dos trabalhos práticos e remotos, também há comercialização de produtos de feirantes, gerados por meio de propostas da Universidade com a sociedade.