CEEBJA Dr. Mário Faraco discute os conteúdos que serão ofertados aos presos 23/09/2015 - 10:20

Professores da Educação de Jovens e Adultos de Curitiba e Região Metropolitana se reuniram nesta semana, no CEEBJA Dr. Mário Faraco, localizado no Complexo Penitenciário de Piraquara, para participar da programação da Semana Pedagógica proposta pela Secretaria de Estado da Educação, que discute, entre outros assuntos, os conteúdos que serão ofertados ao sistema prisional.

Durante o encontro, foram realizadas discussões sobre a Base Nacional Comum, um desafio proposto pelo Ministério da Educação, que defende a participação de educadores de todo o Brasil, inclusive os que atuam no sistema penal, na definição dos conhecimentos essenciais aos estudantes brasileiros, como o direito de acesso ao ensino e o aprimoramento durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Educação Infantil até o final do Ensino Médio.

Após as discussões iniciais, que foram realizadas em pequenos grupos, foram eleitos relatores para apresentar aos demais colegas presentes, as impressões de cada grupo de trabalho. Para a diretora do CEEBJA, Ana Beatriz Tosato, esses momentos são essenciais na área da educação. "São estes momentos em que a educação como um todo se (re) define e avança, especialmente no sistema prisional onde a realidade é mais complexa e exige mais de todos os profissionais", afirma.

Um dos grupos de discussão chamou à atenção ao provocar novas reflexões sobre os inúmeros processos de transformação que ocorrem no mundo hoje, sobretudo, na área educacional. Para exemplificar essa discussão, os professores elaboraram um pequeno quadro de análise, traçando conquistas da humanidade ao longo do tempo, e também, suas conseqüências e desafios a serem alcançados. Segue abaixo, a discussão elaborada pelo grupo.

QUE MUNDO INACREDITÁVEL É ESTE?

PROFESSORA ALEXINA
PROFESSORA ELEI
PROFESSORA GLACI
PROFESSORA IVONE
PROFESSORA LANITA
PROFESSORA SUZANA G.

Atualmente o mundo passa por transformações tão rápidas, que mal conseguimos acompanhar o seu desenvolvimento. São tantas siglas, PCN's, LDB, ENEM, FNE, PNE, PPP, DCN'S, que na maioria das vezes é por uma busca desordenada que visa, a melhoria de vida do ser humano.
Será? Como compreendê-lo? E agora esse tal de BNC (Base Nacional Comum)?

Tabela - E

Conclusão:

Se vivemos num tempo em que a evolução pedagógica, tecnológica e científica vem atingindo altos níveis de desenvolvimento, por que ainda convivemos com todos esses problemas?