CIS, PFP e PCE-UP recebem show inspirador para pessoas privadas de liberdade 28/04/2023 - 15:38

Nos dias 27 e 28 de abril, o Centro de Integração Social (CIS), a Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP) e a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) receberam um show especial, realizado pelo Grupo Coração Profundo, no Complexo Penitenciário de Piraquara.


Os shows, com duração de duas horas cada, capturam a atenção do custodiado a fim de compartilhar experiências de vida e estimular suas mentes, ativando o processo de pensamento, para que ele possa refletir sobre os caminhos que pode seguir, longe da vida do crime, pós cumprimento de pena e têm como objetivo transmitir as pessoas privadas de liberdade (PPL), os valores de civilidade, respeito mútuo, responsabilidade pessoal, capacidade pessoal, capacidade intelectual e o valor do perdão.


Alessandra Prado, diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, contou que a apresentação despertou reflexões significativas para as apenadas da unidade prisional.


“A apresentação foi muito importante para despertar reflexões de autoconhecimento nas custodiadas da Penitenciária Feminina do Paraná. Elas reavaliaram suas vidas e suas ações de uma maneira amorosa e inclusiva. O Grupo Coração Profundo trouxe, de uma maneira despojada e divertida, questões muito importantes que contribuem para o processo de reinserção social dessas mulheres”, contou.


No dia 27, a apresentação aconteceu na Penitenciária Feminina do Paraná. No dia 28, pela manhã, o espetáculo aconteceu na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão e, no período da tarde, as mulheres privadas de liberdade, prestigiaram o show no Centro de Integração Social.


Marcelo Adriano da Cunha, diretor da Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), explicou a importância de proporcionar aos apenados experiências alternativas que agregam significação ao processo de ressocialização.


“Nós da Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão, entendemos que ao oportunizar as pessoas privadas de liberdade, programas de educação, capacitação e apoio espiritual, que estimulem o indivíduo a utilizar o tempo em que passará na prisão para aquisição de saberes preciosos ao seu crescimento pessoal, além de observar o que determina a Lei, cumprimos nosso dever social, zelando pela melhoria em sua qualidade de vida, bem como, colaborando para seu retorno a sociedade, explicou”.


Segundo os organizadores, o espetáculo, divertido e inspirador, que envolve música, mágica, dança, comédia e teatro, foi desenvolvido para os apenados que não respondem com facilidade aos meios convencionais de Tratamento Penal.


A diretora do Centro de Integração Social (CIS), Marilu Kátia da Costa, contou como o espetáculo foi percebido pelas custodiadas da unidade penal.


“O CIS tem como proposta a ressocialização e a preparação para o retorno à sociedade, então poder receber eventos de entretenimento, oferecer atividades nas quais elas possam se visualizar e se reconhecerem na vida em liberdade, fazendo-as esquecer por alguns instantes, que se encontram em reclusão, vem de encontro com o trabalho que buscamos realizar em nossa unidade. Os feedbacks que elas nos trazem após esses eventos são sempre muito positivos, para elas é sempre um dia de alegria, elas se sentem vistas e valorizadas e para nós da equipe é um prazer poder receber projetos como esse e colaborar com o processo de melhoria dessas mulheres”, contou.


Grupo Coração Profundo – De origem estadunidense, o grupo realiza apresentações educativas, terapêuticas e transformadoras, com a intenção de melhorar o comportamento e transformar a vida das pessoas privadas de liberdade de uma maneira altamente criativa e eficaz. Com mais de 15 anos de existência, já passaram por nove países e já realizaram mais de 300 apresentações em diferentes unidades prisionais.
O presidente do grupo idealizador da apresentação, Abraão de Coração Profundo*, explicou que o propósito da ação é levar momentos de felicidade aos espectadores.


“Através do show, trazemos uma experiência inesquecível para pessoas de todas as esferas da vida. Através de nossa música e arte, trazemos uma mensagem de esperança, inspiração e amor sincero para tocar a vida do público e oferecer um momento de felicidade em um mundo de grande dor e sofrimento. Por mais de 15 anos, tocamos a vida de dezenas de milhares em todo o mundo”, disse.


*Nome artístico.