CIS realiza evento em comemoração ao mês da mulher 27/03/2023 - 11:44

Na última sexta feira (24), o Centro de Integração Social de Piraquara (CIS), realizou um evento em comemoração ao mês da mulher para as mulheres privadas de liberdade (PPL) e servidoras da Polícia Penal, que contou com várias parcerias, atrações e um delicioso coffee break.

A abertura do evento, aconteceu com uma fala expressiva do diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado.

"O CIS é uma unidade modelo para a Polícia Penal do Paraná. Aqui, o trabalho desempenhado pelos policiais penais, é o exemplo mais contundente da efetivação da ressocialização das apenadas, isso é comprovado, uma vez que a unidade tem o menor índice de reincidência criminal do Paraná. Temos muito orgulho dos projetos que acontecem no CIS e muito orgulho dos profissionais que fazem esse sucesso ser uma realidade palpável", falou.

Logo após a solenidade de abertura, aconteceu uma apresentação musical da dupla Adri Mel e Gi Nascimento, que tocaram e cantaram os clássicos da música sertaneja e animaram a tarde.

Como atração principal do dia, as participantes puderam assistir a apresentação da peça teatral “A tarada do Boqueirão”, do Teatro Lala Schneider, que com muito bom humor traz uma quebra de tabus e uma crítica social às camadas menos favorecidas da sociedade, que muitas vezes se tornam invisíveis. O dia festivo encerrou com a apresentação de números de mágica e ilusionismo do Mágico Jetam.

A coordenadora regional de Curitiba, Juliana Heindyk Duarte, falou sobre a importância do CIS, desenvolver um trabalho em prol da capacitação pessoal das mulheres privadas de liberdade e, principalmente, do tratamento humanizado e individualizado que elas recebem para garantir um cumprimento de pena digno a essas mulheres.

“O CIS é uma unidade prisional diferenciada, que traz as mulheres privadas de liberdade, a oportunidade de saírem do sistema carcerário, preparadas para a vida pós cumprimento de pena. Elas recebem qualificação profissional certificada, aprendizagem em todos os níveis de educação e, tão importante quanto essa preparação, as PPLs do CIS, contam com um tratamento individualizado e humanizado. Esse tratamento dignifica essas mulheres, aumenta sua auto-estima o que diminui, em muito, os níveis de reincidência criminal”, falou.

Importante destacar, que o evento contemplou todas as 99 mulheres privadas de liberdade da unidade, que foram dispensadas das suas atividades durante a tarde para que pudessem desfrutar de um dia de entretenimento, diversão e magia, trazendo leveza e alegria e contribuindo assim, para a dignificação e ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
O evento também foi destinou-se a toda a equipe de trabalho da unidade e diversos convidados da Polícia Penal e outras instituições.

Marilu Kátia da Costa, diretora do Centro de Integração Social, falou do contentamento em poder realizar um evento que contempla a humanização das mulheres privadas de liberdade e agradeceu a colaboração da equipe de trabalho.

“Estamos muito felizes no dia de hoje, um dia que foi tão sonhado, planejado e trabalhado e, finalmente tornou-se realidade. Não posso deixar de agradecer a toda a equipe que se envolveu de corpo e alma e a todos os parceiros que não mediram esforços para nos ajudar. É uma alegria poder proporcionar um dia como este a essas PPLs, que sabemos que talvez nunca tenham tido a oportunidade de assistir à uma peça de teatro antes, e mostrar a elas que elas estão sendo vistas e que podem retornar a sociedade com experiências positivas e cabeça erguida para viver com mais força e dignidade”, disse.

“Foi muito gratificante participar de uma celebração à vida das mulheres, sejam as privadas de liberdade quanto as trabalhadoras da justiça e da segurança pública. Foi um momento especial de renovação de forças para continuarmos motivadas a trabalhar pela transformação da vida das mulheres presas e, indiretamente, por suas famílias e pela sociedade como um todo", disse Andreza de Menezes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM).