Cadeia Pública de Medianeira inaugura salas de aula com aporte tecnológico 28/03/2023 - 16:10

A parceria entre a Polícia Penal do Paraná e o Conselho da Comunidade, viabilizou a criação de duas salas de aula, equipadas com quatro computadores e um Kit Educatron, com o intuito de proporcionar um ambiente de ensino apropriado para as pessoas privadas de liberdade, da Cadeia Pública de Medianeira .

O Kit Educatron foi fornecido pela Secretaria da Educação do Paraná, e trata-se de uma ferramenta tecnológica, que permite ao professor a utilização de conteúdos multimídia e como complemento às estratégias pedagógicas, para potencializar a aprendizagem dos alunos.

As salas de aula ofertarão as modalidades de ensino presencial e a distância, e proporcionarão uma ampliação das atividades educacionais, já oferecidas na Cadeia Pública de Medianeira.

Em 2022, na Cadeia Pública de Medianeira formaram-se quatro pessoas privadas de liberdade (PPLs), no curso técnico em Gestão de Empresas. Este ano, com a criação das salas de aula, já são cinco apenados matriculados no curso de Gestão de Empresas, e quatro matriculados no curso de Técnico em Construção Civil.

A partir do dia 13 de abril, serão mais dezoito custodiados matriculados em séries que abrangem as etapas do ensino fundamental um até o ensino médio; todos na modalidade presencial de ensino. As aulas serão ministradas por professores do CEEBJA Helena Kolody.

O gestor da Cadeia Pública de Medianeira, Carlos Rogério de Oliveira salienta a importância do desenvolvimento de atividades educacionais no ambiente carcerário.

“Era uma demanda que sempre tivemos aqui na unidade e, com a parceria entre o Conselho da Comunidade e a Polícia Penal, podemos colocar em prática este importante fator no processo de ressocialização, que é a educação”, disse.
O coordenador regional de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, frisa a relevância da expansão das políticas de Tratamento Penal, no âmbito da Regional de Foz do Iguaçu.

“Estender às cadeias públicas as boas práticas de ressocialização, já realizadas nas unidades penais garante a oportunização do correto Tratamento Penal a todas as pessoas privadas de liberdade, este sempre foi e sempre será um compromisso desta coordenação regional”, contou.

As salas de aula com ferramentas tecnológicas contribuíram para o processo de ressocialização, oportunizando atividades que serão relevantes quando do retorno à sociedade, garantindo uma possibilidade maior de reinserção no mercado de trabalho.

A inauguração contou com a presença da Juíza da Vara de Execução e Corregedoria dos Presídios da comarca de Medianeira Ana Carolina Catelani de Oliveira, o Promotor Público da Comarca de Medianeira, Doutor Carlos Alberto Dias Torres, diretor do CEEBJA em Foz do Iguaçu, Conselhos da Comunidade de Santa Helena e Matelândia, bem como os servidores da Cadeia Pública de Medianeira.