Cadeia Pública de Ponta Grossa inaugura sala de aula virtual 17/04/2023 - 09:00

A Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa inaugurou, no último dia 12 de abril, a primeira sala de aula virtual em uma Cadeia Pública do Estado do Paraná.
O projeto se concretizou, devido à parceria entre a Polícia Penal e o Instituto Mundo Melhor (IMM) e, tem como propósito, ofertar cursos online para pessoas privadas de liberdade do Sistema Prisional do Paraná.

Inicialmente, a sala de aula terá capacidade para atendimento simultâneo de três pessoas, com projeção posterior para cinco.
William Daniel de Lima Ribas, policial penal atuante na Regional Administrativa de Ponta Grossa, falou sobre a importância das ações no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

“A inauguração da sala do Instituto Mundo Melhor na Cadeia Pública Hildebrando de Souza, faz parte do planejamento apresentado pela direção da unidade para a continuidade das ações de transformação daquela unidade prisional. Aliada as ações de reestruturação física e de procedimentos, as atividades que possibilitam às pessoas privadas de liberdade o acesso à educação, cultura, trabalho e assistência religiosa integram os pilares estabelecidos na Regional Administrativa de Ponta Grossa e buscam sempre dar suporte para a reintegração social da pessoa presa”, disse.

A Cadeia Pública Hidelbrando, é uma unidade prisional mista e, atualmente, custodia 610 apenados, desses, 57 são mulheres. A unidade está em um constante processo de mudanças e melhorias físicas e estruturais, como revitalização das galerias, uniformização total dos apenados, e outras padronizações, conforme políticas e diretrizes da instituição, inclusive com a inclusão dos cursos de capacitação do IMM.

O diretor da Cadeia Pública, Jean Carlos Fogaça, explicou que a nova sala de aula proporcionará continuidade ao processo de Tratamento Penal, trazendo mais oportunidades de capacitação aos apenados da unidade.

“A implantação da plataforma de cursos do IMM será de grande relevância. É um espaço simples, porém com muita importância para a continuidade e evolução nas diversas atividades que norteiam nosso ambiente prisional, especialmente, a manutenção da ordem e de novas oportunidades de Tratamento Penal mais efetivo e humanitário. Todas essas ações só puderam ser concretizadas, devido ao empenho dos servidores e da equipe pedagógica, que não mediu esforços para que isso fosse possível”, disse.