Caminhada marca celebração do “Jubileu dos Encarcerados” na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste 25/11/2025 - 16:26
Uma caminhada em celebração ao “Jubileu dos Encarcerados” foi realizada na última quinta-feira (20), em Cruzeiro do Oeste. A atividade reuniu a comunidade local em um percurso de aproximadamente dois quilômetros até o Colégio Municipal Rocha Pombo, onde foi celebrada uma missa. Em seguida, os participantes seguiram até a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste. Na unidade, houve um momento religioso com a Cruz Peregrina para abençoar as pessoas privadas de liberdade que quiseram participar.
O coordenador da Regional Administrativa da Polícia Penal (PPPR) em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis, ressaltou o significado da data ao afirmar que “o Jubileu dos encarcerados é mais do que uma celebração religiosa, se trata de um gesto de humanidade, acolhimento e esperança dirigido àqueles que vivem o desafio diário do cumprimento de pena. Esse momento simboliza misericórdia e reflexão, valores que se tornam ainda mais significativos dentro do ambiente prisional”.
“A participação da comunidade nesta celebração demonstra que as pessoas privadas de liberdade serão acolhidas quando chegar o momento de deixar a prisão”, destacou o diretor da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, Sandro Marcos Bariquelo, sobre a importância da ação no âmbito prisional.
Para o Bispo Dom Frei João Mamede, “o Jubileu dos encarcerados é um momento dedicado à reflexão, à misericórdia e à promoção da dignidade humana daqueles que vivem a realidade do cárcere. Inspirado na tradição bíblica do Jubileu, tempo de libertação, perdão e recomeço, este dia convida toda a comunidade a olhar para as pessoas privadas de liberdade não apenas pela ótica das faltas cometidas, mas sobretudo como filhos e filhas de Deus, marcados pela esperança de reconstruir suas vidas.”
















