Cãominhada da Polícia Penal promove integração com a comunidade em São José dos Pinhais neste sábado 20/05/2025 - 16:38

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), promove no próximo sábado (24) a 2ª edição da Cãominhada, um evento gratuito voltado para a interação entre tutores e cães, além de promover a atuação dos cães policiais na segurança pública. A atividade será no Parque São José, com início às 9h.

A programação inclui uma série de atividades ao ar livre, como a tradicional caminhada com os cães pelo parque, concursos temáticos, entre eles o de “cão mais parecido com o dono” e o “cão mais simpático”, aula de adestramento, sorteios de brindes e uma apresentação sobre o trabalho realizado por cães que integram o efetivo da PPPR.

Durante o evento, a SEMMA também realiza uma feira de adoção de animais, reforçando o compromisso com a causa animal e a conscientização sobre guarda responsável. Além disso, a Polícia Penal do Paraná promoverá uma exposição de equipamentos utilizados em operações policiais e de objetos produzidos por pessoas privadas de liberdade (PPL) por meio do Projeto Pipoca, desenvolvido em Cascavel, no Oeste do Estado.

Segundo a policial penal Barbara Nunes, idealizadora do evento e responsável pelo canil da PPPR, o evento tem um importante papel educativo. “Queremos fazer um trabalho informativo e de conscientização sobre tempo de qualidade entre tutores e cães com atividades físicas, a importância da castração, além de apresentar como é desenvolvida a atuação dos cães da Polícia Penal, que atuam não somente intramuros, mas também prestam apoio a outras forças de segurança, participam de ações sociais em escolas e eventos de prevenção ao uso de drogas”, explicou.

Além de promover o bem-estar animal e estimular a adoção responsável, a Cãominhada busca estreitar laços entre a Polícia Penal e a comunidade, mostrando o papel dos cães nas ações de segurança e fiscalização dentro e fora das unidades penais.

Até esta terça-feira (20), mais de 250 tutores já se inscreveram para participar, e a expectativa da organização é de que o número aumente até o dia do evento. Os interessados devem acessar esse link para efetuar inscrição. A 1ª edição do evento, realizada em 2023, foram mais de 200 participantes.

GALERIA DE IMAGENS