Cerimônia de formatura certifica 18 pessoas privadas de liberdade em confeitaria, em Cascavel 04/04/2023 - 16:56

O Conselho da Comunidade de Cascavel em parceria com a Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP) de Cascavel, no Oeste do Paraná, realizou nesta terça-feira (04) a formatura do curso de confeitaria de páscoa que qualificou 18 pessoas privadas de liberdade (PPLs).

O evento foi realizado na Sede do Conselho da Comunidade e contou com a participação de autoridades, familiares das PPLs, conselheiros e colaboradores da entidade, representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Pastoral Carcerária e policiais penais de Cascavel.

O curso foi desenvolvido com o objetivo de qualificar mão de obra especializada na confeitaria, porém temática, voltada à produção de itens de páscoa. A capacitação ocorre por meio da parceria entre o Conselho da Comunidade de Cascavel – financiador da proposta, a Unioeste – responsável pela certificação através do Projeto Educar para o Futuro e a Polícia Penal do Paraná (PPPR), onde estão custodiados os formandos.

Ao fazer o uso da palavra o Coordenador Regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, destacou a importância da busca de conhecimento para o recomeço da vida após cumprimento de pena.

“Essa parceria é uma chance de adquirir uma qualificação, promover a reinserção social por meio do trabalho. A área da gastronomia é sempre repleta de oportunidades, ser qualificado em confeitaria de páscoa, torna cada um dos formandos capacitados e preparados para o mercado de trabalho. É o começo de uma nova história para quem nunca teve a chance de ter uma profissão”, destacou.

Durante a cerimônia, os formandos homenagearam os familiares, os professores e as instituições que incentivam, por meio de projetos, investimentos em capacitações e qualificações.

O presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Rosaldo Chemim, afirmou que a iniciativa faz parte do propósito da instituição: tornar o mundo melhor.

“São chances, oportunidades proporcionadas pelas parcerias firmadas pelo Conselho da Comunidade em que as pessoas privadas de liberdade possam aprender algo diferente e quando ao final da pena, sair com a possibilidade de um trabalho digno, uma vida melhor e uma nova chance na sociedade”, destacou.

A formação é dividida em quatro módulos com aulas teóricas e práticas, totalizando 16 horas de qualificação, sendo quatro encontros de quatro horas cada, dentro de um mês.

Graduada em gastronomia, a professora do curso, Rosane Ciszevski Lenz, explica que a confeitaria é um ramo promissor no mercado de trabalho.

“Com os ensinamentos que foram replicados, todos os formandos estão aptos para exercerem a atividade da confeitaria. É uma área com mão de obra escassa e com inúmeras oportunidades em diversos estabelecimentos ou até mesmo para quem deseja construir o próprio negócio”, disse.

Além do certificado de conclusão, as PPLs também são beneficiadas com a redução de pena. A cada 12 horas de estudo um dia é subtraído do tempo total da condenação.

Para um dos formandos a conclusão do curso representa a oportunidade de mudar de vida após o término de cumprimento da pena.

“Agradeço a Deus, às instituições parceiras e aos meus familiares por acreditarem que todos nós formandos somos capazes de transformar nossas vidas. Sair da penitenciária protos para atuar no mercado de trabalho e retornar para a sociedade com o propósito de mudar de vida, algo que no passado, por escolhas erradas que fizemos, não tivemos a oportunidade”, finalizou.

Após a cerimônia as PPLs participaram de uma confraternização com os familiares que também foram presenteados com cestas de páscoa montadas com produtos confeccionados pelos próprios formandos.