Com foco em adolescentes, Escritório Social de Foz do Iguaçu realiza palestra de prevenção às drogas 10/08/2023 - 17:14

O Escritório Social e o Núcleo de Atendimento à Pessoa em Monitoração Eletrônica (Nupem) realizaram nesta semana uma apresentação e palestra acerca da prevenção à drogadição. A apresentação ocorreu na sede da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado e teve como público-alvo adolescentes entre dezesseis e dezoito anos.

A palesta contou com a participação dos residentes técnicos das áreas de: Psicologia, Pedagogia, Direito e Assistência Social do Escritório Social, bem como com a participação do Chefe do Escritório Social de Foz do Iguaçu, o policial penal Daniel Rodrigo da Silva, e seu assistente, o servidor Fausto Antônio Gaspar. Além de Show Dog realizado por equipe do SOE K9.

O tema prevenção à drogadição foi escolhido devido a sua relevância para o público-alvo, e tem o objetivo de criar uma consciência acerca dos prejuízos causados pelo uso de substâncias psicoativas. Prejuízos estes que podem ser de ordem social, moral, econômico, à saúde e a degradação dos vínculos familiares. Com uma abordagem multidisciplinar, há explanações acerca das diversas consequências nocivas que o uso de tais substâncias podem causar na vida das pessoas, em especial na fase da adolescência, onde a vulnerabilidade é maior.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado, explica uma das funções primordiais da instituição é o trabalho preventivo, o qual busca conscientizar para que as pessoas se mantenham afastadas do mundo das drogas.

“A PPPR tem trabalhado ativamente em ações preventivas ao consumo de drogas, pois entendemos que dentro do sistema penitenciário, a grande maioria das pessoas que hoje estão privadas de liberdade se encontram nesta situação por questões relacionadas a entorpecentes. O combate às drogas é importante até mesmo para diminuir a população carcerária através da conscientização", afirma. "Nós temos hoje procurado fazer um trabalho preventivo nas escolas, justamente com o objetivo de manter os adolescentes longe das drogas”, enfatiza Osvaldo.

Para o gestor do Escritório Social de Foz do Iguaçu e policial penal, Daniel Rodrigo da Silva, o papel do escritório social não se restringe apenas ao egresso do sistema penal: “Aqui no Escritório Social realizamos um trabalho não apenas de apoio ao nosso usuário tradicional. Há o desenvolvimento de ações educativas e preventivas na busca de gerar uma conscientização acerca do uso de substâncias psicoativas. Atualmente, quase 70 por cento dos nossos assistidos adentraram ao sistema penal por conta de algo relacionado à drogadição, e mudar essa estatística é um compromisso assumido com a sociedade.”

ESCRITÓRIO SOCIAL - Situado na região central de Foz do Iguaçu, o Escritório Social desempenha um papel de apoio aos egressos do sistema penal, sendo um facilitador de acesso a direitos constitucionais básicos, tais como a confecção de documentos, encaminhamentos para atendimentos em CRAs, Centros POP, assistência à saúde, além de fomentar convênios com empresas para inserção de egressos no mercado de trabalho. Além de ser um local onde a pessoa monitorada por tornozeleira eletrônica tem acesso à pedidos de mudanças de endereço, justificativas de eventuais infrações e apoio ao uso do equipamento.

A ideia da existência do Escritório Social como órgão inserido na execução penal é justamente auxiliar o egresso no caminho do cumprimento da pena até que alcance o regime aberto. O simples cumprimento da medida judicial não basta para mudar a realidade e transformar o indivíduo. É preciso promover a cidadania, inserir o egresso como um ente pertencente a sociedade, e para tal, o trabalho é uma importante ferramenta. O Escritório Social de Foz do Iguaçu busca a realização de acordos com o setor produtivo da cidade, no intuito de desmistificar a pessoa que está em cumprimento de pena. Como afirma o servidor Fausto Antônio Gaspar: “ O grande desafio do trabalho no Escritório Social, é em relação a empregabilidade do assistido. Desmistificar a pessoa do egresso para o empresariado, gerando oportunidades de recomeço, é o que buscamos ao realizarmos reuniões com a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, e também com empresas do ramo da construção civil.

O trabalho do Escritório Social de Foz do Iguaçu vai muito além da assistência ao egresso do sistema penal, com uma atuação pautada na responsabilidade social, a Polícia Penal segue seu intuito de contribuir para a promoção de uma sociedade mais saudável e livre da prisão que a drogadição exerce nas pessoas. O trabalho é realizado com foco na atual e próxima gerações.