Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu realiza ações em comemoração ao mês da mulher 11/03/2024 - 17:33

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) possui em seus quadros funcionais muitas mulheres nas mais diferentes funções. Desde aquelas com atribuições administrativas, técnicas e científicas até as que desenvolvem atividades operacionais. A presença feminina se nota e se impõe como parte importante da instituição, com mulheres em posições de gestão, coordenação e desenvolvimento de projetos importantes no sistema prisional.

A PPPR entende os desafios inerentes à presença da mulher nos ambientes de trabalho e desenvolve boas práticas de gestão que visam garantir a equidade nas relações, a representatividade com foco na criação de ambientes de trabalho respeitosos e isonômicos. Para tal, existem canais diretos de apoio, como o Sistema Integrado para a Gestão de Ouvidorias (SIGO) ou a Corregedoria-geral da Polícia Penal.

Como forma de agradecer a todo esse protagonismo desempenhado pelas mulheres da Polícia Penal, a Coordenação Regional de Foz do Iguaçu proporcionou uma série de eventos direcionados às mulheres lotadas nos variados setores da regional.

PFF – Na semana de comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF – UP) realizou uma série de atividades que envolveram não só as mulheres servidoras, mas também as privadas de liberdade. Foi oferecida uma palestra com a psicóloga Nazaré de Almeida, com uma roda de conversa cujo tema principal foram os princípios da compaixão e do autoconhecimento. No dia 05, o coral feminino da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Foz do Iguaçu, realizou uma apresentação e no mesmo dia houve uma palestra com a fisioterapeuta pélvica Mônica Klein. Nos dias 08 e 09 as policiais penais e demais servidoras tiveram um dia de beleza com a esteticista e consultora de beleza Daniele Anzolin.

Para a diretora da PFF – UP, Helena Maria Almeida Pasin, o sentimento é de gratidão: “Gratidão a todas as profissionais envolvidas, à dedicação e ao cuidado em promover uma semana com tantas ações que impactam significativamente na vida das mulheres envolvidas”.

REGIONAL – No dia 07 de março, a Coordenação Regional preparou uma manhã de atividades para as mulheres de Foz do Iguaçu, com o oferecimento de um café da manhã completo e dinâmicas elaboradas pelas profissionais de Psicologia e Assistência Social do Programa PRUMOS. Ele é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e oferece suporte à saúde mental dos policiais e demais servidores. Participaram cerca de 74 servidoras nesta ação.

Para o diretor regional de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, as atividades desenvolvidas ao longo deste mês são um pequeno reconhecimento a imensa contribuição que todas as servidoras da Polícia Penal realizam diariamente em suas funções.

“A Polícia Penal é engrandecida pela presença e pelo trabalho de mulheres de muito valor e podermos retribuir, ao menos que de forma singela, essa imensa contribuição diária é gratificante”, frisa.