Complexo Social da Polícia Penal do Paraná comemora 14 aprovações no Vestibular da Unioeste, em Cascavel 08/02/2024 - 15:47

No ano de 2023, a Polícia Penal do Paraná (PPPR), por intermédio do Complexo Social de Cascavel, ofertou para seus assistidos “aulões” preparatórios pré-vestibular, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Esse esforço coletivo para mudar realidades trouxe um resultado muito expressivo: 14 aprovações.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, enfatiza que tais aprovações refletem resultados ligados às questões sociais, educacionais e de ressocialização, aspectos importantes nos quais a PPPR tem trabalhado em todas as suas regionais administrativas. “A educação tem um papel crucial na ressocialização de pessoas que cumprem pena. Ao permitir que um custodiado tenha possibilidade de aprovação em um vestibular, proporciona-se uma oportunidade para adquirir novas habilidades, conhecimentos e perspectivas, aumentando as chances de uma reintegração bem-sucedida na sociedade após o cumprimento da pena e também uma redução de reincidência no sistema prisional”, disse.

“Os números falam por si só. Dos 26 inscritos, 14 foram aprovados no vestibular. Isso significa que a Polícia Penal está no caminho certo, tanto no que se refere ao tratamento penal como na custódia e segurança da pessoa privada de liberdade. A educação sempre foi e sempre será um dos braços fortes da Polícia Penal como ferramenta da ressocialização” afirma Thiago Correia, diretor da regional administrativa da PPPR em Cascavel.

Para Sérgio Vicente, diretor do Complexo Social, as parcerias são fundamentais para a efetivação da reinserção social. “Através de uma parceria com a Unioeste, o Complexo Social de Cascavel conseguiu colocar o vestibular para os nossos assistidos, no qual é extremamente importante que os que conseguem a classificação possam também ingressar aos bancos universitários. Dessa forma, é possível que eles consigam a qualificação e uma profissão para que isso venha a viabilizar realmente a educação e dessa forma, também, manter essas pessoas longes da criminalidade”, explica.

Para os assistidos, este momento representa não apenas uma grande realização pessoal, mas também novas perspectivas de futuro. “É o sonho de qualquer pessoa poder ter um diploma, e este ser um diploma superior da Unioeste, onde tem um conceito, uma história nacionalmente reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil, só tem a agregar com a minha profissão, com o meu futuro e qualificação profissional” disse um dos aprovados.

De acordo com outro custodiado aprovado, o convite do corpo pedagógico do Complexo Social foi um desafio. “As pedagogas chegaram até a mim e perguntaram se eu gostaria de participar do vestibular da Unioeste. Respondi que sim, pois gosto de desafios e para mim seria ótimo testar o meu conhecimento. Acabei tendo uma nota muito boa. Minhas expectativas para este ano de 2024 só aumentaram, pois sei que sou capaz, basta a gente querer, ter força de vontade e dedicação. Agradeço a cada um dos envolvidos, eu estou muito feliz!”, afirmou.

As aprovações, distribuídas nos cursos de história, pedagogia, administração, ciências biológicas, ciências econômicas e direito, são mais do que conquistas individuais, são símbolos de esperança e transformação. Elas evidenciam o poder da educação e das oportunidades como agentes de mudança social. Que esses êxitos inspirem não apenas aqueles que buscam uma nova trajetória após o cumprimento de suas penas, mas que também provoquem uma reflexão coletiva sobre a relevância de políticas públicas eficientes de ressocialização, educação e reintegração. Reconhecer o potencial de cada indivíduo para contribuir de maneira positiva para a comunidade é o primeiro passo rumo a um futuro mais inclusivo e promissor.