Complexo Social de Cascavel realiza semana de acolhimento de novos monitorados 10/02/2023 - 15:53

Complexo Social de Cascavel realiza semana de acolhimento de novos monitorados

Quarenta novos monitorados por tornozeleira eletrônica, integrantes do Projeto Trabalhando a Liberdade com Dignidade, do Complexo Social de Cascavel, participaram entre os dias 06/02 a 10/02, da semana do acolhimento.

A ação reúne atividades de capacitação, orientação, palestras, momento ecumênico, entre outras, voltadas às pessoas privadas de liberdade, integrantes do projeto.

A proposta, pioneira na Região Oeste do Paraná é desenvolvida pela Polícia Penal, por meio do Complexo Social de Cascavel em parceria com a Vara de Execuções da cidade e o Ministério Público.

O coordenador regional da Polícia Penal, em Cascavel, Thiago Correia, explica que o projeto é a modernização nas atividades desenvolvidas na custódia de pessoas privadas de liberdade.

“Essas pessoas, acolhidas para o projeto, representam a reformulação do trabalho da Polícia Penal, com objetivo de concretizar o tratamento penal. É uma forma eficaz de reinseri-las na sociedade, por meio de escolarização e trabalho”, afirma.

Atualmente 75 pessoas privadas de liberdade integram a iniciativa. Todas são monitoradas por tornozeleira, inseridas em prisão domiciliar e implantadas em canteiros de trabalho remunerados.

O diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente da Silva, explica que entre os canteiros de trabalho estão empresas privadas e setores da administração pública.

“O diferencial entre os demais monitorados do Estado é que estas pessoas, em específico, estão em prisão domiciliar, ou seja, possuem autorização de deslocar apenas de casa para o trabalho e do trabalho para casa, além disso, com o avanço do projeto, hoje, conseguimos conciliar e oferecer estudo a todas elas”, conta.

Vicente ainda completa que todos os monitorados são rigidamente fiscalizados e possuem acompanhamento multidisciplinar na estrutura do Complexo Social.

“Oferecemos a elas atendimentos nas áreas social, jurídica, pedagógica, psicológica, entre outras. Cada profissional faz o acompanhamento do monitorado para poder auxiliá-lo em demandas necessárias”, diz.

Oportunidade que um dos integrantes do Trabalhando a Liberdade com Dignidade, faz questão de agradecer.

“É uma oportunidade para a mudança de vida. Uma forma de mostrarmos à sociedade que pagamos por um erro que cometemos, mas que estamos preparados para retornar, desta vez, com trabalho e dignidade”, finaliza.

Todos os participantes da proposta são orientados sobre o processo de monitoração, os diretos e deveres até o final da pena.

Complexo Social

O Complexo Social de Cascavel é uma unidade destinada a atender egressos do sistema penitenciário, monitorados e prestadores de serviço à comunidade. Além disso, por meio de parcerias, desenvolve diversas ações de qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Com atendimentos multidisciplinares, tem por objetivo, a reinserção social do público-alvo à sociedade e a redução da reincidência.