Complexo Social de Ponta Grossa promove ação do Outubro Rosa com atendimentos de saúde e cidadania 24/10/2025 - 15:49
Em alusão à campanha Outubro Rosa, o Complexo Social de Ponta Grossa promoveu nesta quinta-feira (24) um evento voltado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e à promoção da saúde, cidadania e inclusão social. A ação contou com o apoio da Fundação Municipal de Saúde, do Serviço de Atenção Especializada (SAE), da Agência do Trabalhador e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), reunindo uma rede de parceiros comprometidos com o cuidado e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas em processo de reintegração social.
Durante todo o dia, foram realizadas palestras educativas sobre prevenção e autocuidado, aplicação de vacinas e testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, além de atendimentos, orientações e encaminhamentos para vagas de emprego, fortalecendo as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. As atividades foram direcionadas às pessoas em monitoração eletrônica, egressos do sistema prisional e seus familiares, fortalecendo a política de reintegração social e cuidado integral.
O coordenador regional da Polícia Penal do Paraná em Ponta Grossa, William Ribas, destacou a importância da ação conjunta: “O Outubro Rosa nos lembra que cuidar da saúde também é uma forma de promover segurança e dignidade. Trabalhamos também pela promoção da reintegração social e pela reconstrução de vínculos sociais, com o apoio de parceiros fundamentais”, afirmou.
A coordenadora do Complexo Social de Ponta Grossa, Renata da Rocha Frota, ressaltou o papel do espaço como ponto de inclusão e valorização humana: “A Polícia Penal tem buscado fortalecer ações que vão além da custódia, com foco na prevenção, na cidadania e na reinserção social. Essas ações integram saúde, cidadania e oportunidade, mostrando que a reinserção social se faz com cuidado e parceria. Ver a participação ativa dos parceiros e o engajamento das pessoas atendidas reforça nossa missão de oferecer oportunidades, cuidados e perspectivas de futuro”, disse.



