Concurso público da Polícia Penal do Paraná tem 24.933 inscrições homologadas 02/04/2024 - 10:35

O concurso público para a carreira de policial penal do Estado do Paraná teve seu prazo de inscrições encerrados no dia 23 de março e seu prazo para pagamento dos boletos das inscrições concluído no dia 25, porém a validação e homologação dos pagamentos que ainda estavam pendentes de compensação foram concluídas somente nesta terça-feira (2) e, assim, chegou-se a totalidade de 24.933 inscrições, conforme dados divulgados pela banca organizadora, o Instituto AOCP. O concurso prevê sete vagas para o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP) que contemplam três macrorregiões do estado, sendo Curitiba, Londrina e Cascavel, abrangendo os municípios paranaenses que contam com unidades penais.

A primeira etapa, que é a prova objetiva, está marcada para o dia 19 de maio, com duração de até 5 horas. Serão 75 questões de múltipla escolha, distribuídas entre 25 questões de conhecimentos gerais (envolvendo língua portuguesa, raciocínio lógico matemático e informática) e 50 de conhecimentos específicos (incluindo direito administrativo, legislação extravagante, direito constitucional, direito penal, direito processual penal, direito penitenciário, criminologia e direitos humanos). O processo seletivo contempla ainda etapas de avaliação psicológica, investigação social, curso de formação e avaliação médica, todas de caráter eliminatório.

“O número expressivo para participar deste concurso demonstra como nossa instituição tem crescido e se tornado gigante em pouco espaço de tempo. A Polícia Penal do Paraná realiza, atualmente, todas as questões do trabalho de custódia e também é responsável pelo tratamento penal. A estrutura da PPPR engloba muita coisa, como escola de formação, estruturas de tratamento penal, políticas públicas que devem ser aplicadas, questões de inteligência, administrativas, de planejamento de novas unidades através do setor que atua com projetos de engenharia, entre outras. Ao analisar a instituição como um todo, constata-se que ela se tornou de muita expressão e importância para o meio social. Quando todas as políticas foram aplicadas a uma pessoa, o último estágio que ela tem é o sistema prisional. A partir dali não existe outro caminho que não o retorno para o meio social após um breve espaço de segregação. Portanto, todo o trabalho que é feito neste sentido reflete na segurança pública. É acertado dizer que, hoje, a PPPR se consolida como uma força com reconhecimento legislativo, constitucional e social, pois o trabalho realizado dentro dos estabelecimentos penais vai refletir na pessoa que retorna à sociedade. A todos aqueles que irão participar do concurso público, tenham a certeza e convicção de que ingressão em uma grande carreira, exigente e que vale todo o esforço”, destaca o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

Entre as funções do policial penal estão: exercer o poder de polícia na apuração e aplicação de sanções disciplinares de acordo com a Lei nº 7.210/84; coordenar, dirigir e chefiar estabelecimentos penais, atividades típicas de gestão prisional e setores relacionados ao órgão responsável pela administração do sistema prisional; participar, integrar ou assessorar órgãos, departamentos, conselhos, comissões ou grupos de trabalho relacionados ao sistema penitenciário; classificar as pessoas privadas de liberdade (PPL); transportar, conduzir, guardar e escoltar custodiados; e coordenar e realizar as atividades típicas de execução penal, bem como as afetas à custódia de presos provisórios, medidas cautelares diversas da prisão e tratamento penal, entre outras.

O curso de formação será ministrado nos municípios de Curitiba e Londrina, aplicado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen). Serão convocados até 500 alunos aprovados em todas as etapas anteriores.

Os candidatos devem sempre estar atentos às informações do Edital nº 001/2024 e acompanhar as demais publicações e erratas que serão divulgadas. O canal oficial de rede social da Polícia Penal do Paraná também estará sempre atualizado sobre o calendário do processo seletivo.
O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova objetiva, no site do Instituto AOCP.