Crianças e adolescentes recebem 312 amigurumis confeccionados por custodiados da Cadeia Pública em Cianorte 17/12/2025 - 17:03
Nesta segunda-feira (15), um projeto realizado na Cadeia Pública de Cianorte, com apoio do Conselho da Comunidade local, oportunizou a entrega de 312 amigurumis, confeccionados por pessoas privadas de liberdade (PPL), para crianças e adolescentes do município de Cianorte e no Distrito de Vidigal, assistidos pela Associação Assistencial Rainha da Luz. Trata-se de uma iniciativa que traduz, na prática, o verdadeiro sentido da reintegração social, da solidariedade e do compromisso social.
A policial penal, Bárbara Nunes Lima, uma das idealizadoras do projeto, destaca que: “ao oportunizar que as PPL participem da produção artesanal dos amigurumis, o projeto promove a valorização do trabalho, o desenvolvimento de habilidades manuais, a disciplina e, sobretudo, o resgate da autoestima e do sentimento de pertencimento à sociedade. Cada peça confeccionada carrega não apenas fios e formas, mas também dedicação, cuidado e a esperança de que é possível transformar realidades por meio de atitudes concretas”, afirmou.
“Proporcionar uma lembrança em uma data tão significativa como o Natal vai muito além de um simples presente, trata-se de um gesto que deixa marcas positivas de acolhimento, alegria e esperança na vida destas crianças e adolescentes que, muitas vezes, carregam consigo as dores, desafios e vulnerabilidades de suas realidades sociais. O impacto dessa doação foi extremamente positivo, uma vez que, até então, a associação dispunha de poucos recursos para presentear os atendidos e tornar este período natalino mais leve, digno e afetuoso, como eles verdadeiramente merecem. Com o apoio e a sensibilidade da Polícia Penal do Paraná, foi possível transformar este momento em uma experiência especial, repleta de significado e humanidade”, afirma Gabriel Estevo Faria, administrador da Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz.
Carmen Lúcia Sartori Dias, assistente social do Conselho da Comunidade de Cianorte, ressalta que: “a parceria entre o Conselho da Comunidade e a PPPR neste projeto é de grande relevância, tanto na questão da alegria proporcionada às crianças em situação de vulnerabilidade quanto na redução de pena aos custodiados, através da remição pelo trabalho, no qual a cada três dias trabalhados o custodiado tem um dia a menos de pena”, explicou.
Por fim, o advogado e secretário do Conselho da Comunidade, Dr. Jorge Luis Rodrigues, manifestou sua satisfação pelo trabalho realizado e enalteceu o trabalho em conjunto com a Polícia Penal do Paraná: “Estamos muito orgulhosos e gratos por esta parceria neste projeto, pois trata-se de um símbolo do poder da união e da solidariedade, em que o trabalho e a empatia caminham juntos para mudar realidades. A confecção e entrega desses brinquedos vão muito além do gesto material, representam afeto, esperança às pessoas privados de liberdade, além da alegria das crianças”, finalizou.











