Cuidado e prevenção: Polícia Penal realiza ação do Outubro Rosa para servidoras em Foz do Iguaçu 21/10/2025 - 16:50
A Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Foz do Iguaçu promoveu, nesta terça-feira (21), uma ação especial como parte da campanha nacional Outubro Rosa, dedicada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
O evento reuniu cerca de 60 servidoras do sistema prisional, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho. A atividade teve início com um café da manhã de integração, promovendo a interação e o fortalecimento dos vínculos entre as participantes.
Mais do que um momento de conscientização, a ação teve como propósito estimular o autocuidado e fortalecer a cultura da prevenção por meio de uma palestra conduzida pela Dra. Karina Novak Leite, especialista em clínica médica, que abordou temas relacionados à prevenção e diagnóstico do câncer.
Durante a apresentação, ela incentivou as mulheres a adotarem hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, ressaltando que esses cuidados também ajudam na prevenção de outras doenças, como problemas cardíacos e depressão. Segundo a médica, embora fatores genéticos possam influenciar, a maioria dos casos está diretamente ligada ao estilo de vida e a fatores ambientais.
O coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, destacou que ações como essa refletem o compromisso da instituição com o bem-estar das mulheres que atuam no sistema prisional. “Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa é um lembrete sobre a importância do cuidado contínuo. Promover saúde e qualidade de vida também faz parte da missão da Polícia Penal, na busca de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor a todas essas mulheres que diariamente enfrentam uma rotina intensa e desafiadora”, afirmou.
A médica Dra. Karina Novak Leite enfatizou fatores de risco, sintomas de alerta e a relevância de manter os exames periódicos em dia, destacando que, quando o câncer é descoberto de forma precoce, as chances de cura são muito grandes, e a medicina tem avançado significativamente nesse sentido. “Hoje foi dia de falar um pouquinho sobre autocuidado com essas mulheres fortes da Polícia Penal, que protegem a sociedade com coragem, mas o maior ato de força é proteger a si mesmas. Autocuidado é amor-próprio, e quem cuida de tantas vidas merece cuidar da sua com prioridade”, ressaltou.
O símbolo da campanha, o laço cor-de-rosa, representa a luta contra o câncer de mama por meio da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. Ele simboliza união, solidariedade e esperança, sendo um lembrete da importância de cuidar da saúde da mulher, realizar exames como o autoexame e a mamografia, e buscar o tratamento adequado quando necessário.

















