Cursos de qualificação profissional ofertados pela Fanduca formam 25 apenados na Colônia Penal Industrial de Maringá 07/07/2023 - 10:40

Nesta terça-feira (04), ocorreu a formatura de 25 pessoas privadas de liberdade nos cursos de qualificação profissional ofertados aos apenados da Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM) pela instituição Fanduca.

Os cursos de gestão de empresas, construção civil, cuidador de idosos, mídias sociais, gestão de transportes e gestão de farmácia foram ministrados na modalidade de educação a distância entre os meses de fevereiro a junho deste ano, com carga horária de 240 horas aula.

Os cursos da Fanduca são destinados aos detentos que possuem o ensino médio completo, pois um dos objetivos da Polícia Penal do Paraná (PPPR) é a escolarização básica completa e, assim que concluem o ensino são acolhidos em cursos de qualificação.

O diretor da CPIM, Vaine Gomes, ressalta a importância do estudo na ressocialização das pessoas privadas de liberdade: “Trabalhamos para que o retorno destas pessoas à sociedade seja possível por meio do estudo e do trabalho. Com estudo conseguimos transformar o futuro e fornecer melhores condições de reinserção na sociedade”.

O chefe de segurança da unidade, Paulo Rafael Marques, parabenizou os apenados que se formaram por mais uma etapa vencida: “A graduação possibilita a reinserção social e recolocação do custodiado no mercado de trabalho após o cumprimento de pena”.
Esses cursos trazem um potencial conhecimento, atualização profissional, saúde mental, interação com seus pares, melhora a convivência no coletivo e outras positividades, como conta um apenado participante em seu relato: “Agradeço a todos que nos incentivaram e apoiaram dando oportunidade de participar e concluir o curso, como a direção, pedagogia e pastor Alexandre. Este incentivo é muito importante no decorrer de nossas vidas. Sinto-me mais preparado para o mercado de trabalho com os cursos de qualificação profissional, assim continuarei persistindo nos estudos após concluir o ensino médio”.