Custodiadas da Cadeia Pública de Altônia participam de curso de Primeiros Socorros 18/09/2025 - 10:36

A Cadeia Pública Feminina de Altônia realizou um curso de primeiros socorros para as pessoas privadas de liberdade (PPL) da unidade, nos dias 16 e 17 deste mês. A capacitação foi ministrada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/Paraná) e teve como objetivo ensinar técnicas básicas de atendimento em situações de emergência e reforçar o processo de reintegração social.
“A realização de cursos de primeiros socorros para mulheres privadas de liberdade representa uma oportunidade valiosa de aprendizado e transformação. Além de ampliar conhecimentos essenciais para a vida, esse tipo de formação fortalece a autonomia e a confiança pessoal, preparando-as para agir em situações de emergência, dentro ou fora do ambiente prisional”, afirma o coordenador da Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis.
Ao todo, 20 custodiadas participaram da capacitação, que abordou conteúdos teóricos e práticos, entre eles avaliação de vítimas, procedimentos em casos de engasgo, desmaios, ferimentos, além de técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP). Durante os dois dias de curso, as participantes puderam colocar em prática os ensinamentos e compreender a importância de estar preparadas para agir em situações que podem salvar vidas.
A gestora da Cadeia Pública de Altônia, Adriana Lisboa P. Delgado, destacou a relevância da iniciativa para as participantes: “Nosso propósito é oferecer às PPL não apenas o cumprimento da pena, mas também a chance de se reconstruírem. Acreditamos que, por meio da educação e da capacitação, elas poderão encontrar novos caminhos e perspectivas para quando retornarem à sociedade”, afirmou.
A Guarda Municipal de Altônia também esteve presente como apoio durante a realização das atividades, demonstrando a importância da parceria entre instituições públicas na promoção de iniciativas de cidadania dentro do sistema prisional.