Depen encerra o segundo curso de formação do Serviço de Operações Especiais 24/08/2015 - 16:30

O Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) encerrou nesta manhã (24), o segundo curso de formação do Serviço de Operações Especiais (SOE), no Complexo Penitenciário de Piraquara. Cerca de 40 Agentes Penitenciários de diversas regiões do estado, receberam o certificado, emitido pela Escola Penitenciária (ESPEN). A partir de hoje, esses servidores, estão habilitados a atuar como primeiro interventor em situações de crise, em unidades do sistema prisional.

Dividido em duas partes, teórico e prático, o curso teve duração de quase 30 dias. Nesta segunda-feira, se encerrou a última etapa, que contou com sete dias intensos de treinamento. Para a Agente Penitenciária Patrícia Fernanda da Silva, da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PFB), essa foi à fase mais difícil do curso. “Estou muito feliz por ter conseguido chegar até o final, não foi fácil, gostaria de agradecer aos meus colegas que me apoiaram a todo o momento”, conta.

Para o Agente Gilberto Alves de Araújo, da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), o sentimento é de gratidão, “gostaria de agradecer a oportunidade, o curso foi excelente, com um nível profissional avançado. Foi muito difícil chegar até aqui, é a realização de um sonho. Voltamos hoje para os nossos lares com a sensação de missão cumprida”, afirma.

Segundo o responsável pela Divisão de Operação e Segurança do Depen (DOS), Humberto Benigno Ferreira Junior, o objetivo do curso, principalmente desses últimos dias práticos, é simular as situações que os agentes enfrentarão nas unidades. “Foram sete dias em que suportaram o desconforto, a fadiga, o cansaço emocional. Todos, fatores que serão enfrentados daqui por diante”, esclarece.

De acordo com o diretor assistente do Depen, Cezinando Vieira Paredes, a interiorização do grupo SOE é de fundamental importância para o Departamento. "Hoje, com esse grupo de elite, estamos iniciando uma nova fase no sistema penitenciário. A partir de agora, o SOE está pronto para atuar no interior a qualquer hora do dia ou da noite", diz Paredes.

Participaram da entrega dos certificados ainda, o diretor da ESPEN, Edevaldo Miguel Costacurta, e o Assessor do Depen, responsável pela Divisão de Recursos Humanos, Dr. Flávio Buchmann.

CURSO - Os Agentes Penitenciários formados para atuar no SOE já integram o quadro efetivo do Depen, e, passaram por processo seletivo para participar do grupo de elite. Ao longo do curso, eles receberam treinamento em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, manutenção e manejo de armamento e tiro, direitos humanos, entre outras.