Depen participa da elaboração de políticas públicas para mulheres de Piraquara 14/09/2015 - 17:22

O Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), participou nesta final de semana, da II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Piraquara. A abertura ocorreu na noite de sexta feira (11), na Câmara Municipal.

O evento contou com a participação do Prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, e mulheres representantes de diversos segmentos. “É um momento importante para o estabelecimento de metas e objetivos para as mulheres de Piraquara. Eu sempre digo que precisamos fazer as políticas públicas acontecerem, por isso coloco o Poder Executivo a disposição para fazer valer o que for considerado prioridade para as mulheres do nosso município”, destacou o prefeito.

Para representar o Depen, a indicada foi a diretora da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), Rita de Cássia R. Costa Naumann, que ainda integra o Comitê Estadual para elaboração da Política de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. Segunda ela, a conferência é uma grande oportunidade de dar visibilidade as mulheres privadas de liberdade do Paraná, "hoje nós temos aproximadamente 1.100 mulheres dentro dos estabelecimentos penais do Paraná, sendo que 700 delas estão no município de Piraquara, dentro do Complexo Penitenciário", conta.

A diretora afirma ainda, que iniciativas como a conferência em Piraquara, proporcionam uma reflexão na perspectiva de gênero, já que a grande maioria dos estabelecimentos penais é voltada hoje para um aparato penal dominantemente masculino, "é uma oportunidade de discussão e reflexão desse tema, só nos últimos 12 anos tivemos um aumento de 130% de homens encarcerados, sendo que, as mulheres ultrapassam 260%. Essa parcela significativa traz esse tema como pauta prioritária", diz Rita.

No sábado (12) a conferência teve continuidade na Escola Municipal João Batista Salgueiro, onde foram formados grupos de trabalho para a discussão dos eixos temáticos. A representante do Depen nas mesas foi Renata Torres, da Assessoria de Projetos. "O debate foi extremamente saudável para o avanço das políticas públicas dentro do sistema prisional, conquistamos visibilidade para os avanços dentro dos nossos espaços prisionais e expandimos a rede de parceiros, promovendo um impulso salutar advindo do intercâmbio com outras instituições", conta.

No encontro foram discutidos os seguintes eixos temáticos:

I - "Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres, para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios";

II - "Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, avanços e desafios";

III - "Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações";

IV - "Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações".

Para mais informações clique aqui.