Deppen transfere 47 presos do Litoral à RMC para esvaziar cadeias públicas antes e depois do Carnaval 03/03/2022 - 15:20

O Departamento de Polícia Penal (DEPPEN) conduziu duas operações de transferência de presos das cadeias públicas de Paranaguá e Guaratuba às unidades penais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Uma das ações ocorreu nesta quinta-feira (03/03) e a outra dois dias antes do Carnaval (23/02), e tiveram como objetivo esvaziar as cadeias públicas do Litoral antes e depois do feriado. A ação transferiu 47 presos e contou com o apoio de viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil (PCPR) e do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

De acordo com o gestor da Cadeia Pública de Guaratuba, João Paulo Schlemper, ações grandes como essas ocorrem periodicamente e algumas delas são programadas para acontecerem em datas próximas a feriados e datas festivas. "Tanto antes quanto depois do Carnaval, coordenamos ações para manter as unidades das cidades litorâneas com menos presos e mais espaço para novos encaminhamentos. Neste período de maior fluxo de pessoas no Litoral, às prisões aumentam, e por isso intensificamos nossas ações", explica.

Os 47 presos transferidos nas duas operações estavam nas Cadeias Públicas de Guaratuba e Paranaguá, às quais recebem no litoral após as prisões feitas por outras forças policiais. Uma parcela dos presos foi direcionada à Casa de Custódia de Piraquara, outra à Casa de Custódia de São José dos Pinhais e o restante foi levado à Colônia Penal Agroindustrial (CPAI), também em Piraquara. Na ação mais recente, também foi transferida uma presa feminina à Penitenciária Feminina de Piraquara e um preso ao Complexo Médico Penal (CMP).

"Mesmo que indiretamente, essas ações contribuem para a segurança da população, pois todas as prisões efetuadas pelas demais polícias no Litoral terão local para encaminhamento dos indivíduos, sem chance de lotação das unidades durante a temporada", ressalta Schlemper.

O sucesso de cada transferência de presos parte de um planejamento detalhado e complexo que envolve horários, condições climáticas, trâmites legais, documentação, rotas, trânsito entre as unidades, disponibilidade de efetivo do DEPPEN e se haverá necessidade de apoio de outras forças de segurança.

Para que tudo ocorresse conforme a programação, e por serem operacoes maiores e mais longas, nestas transferências, o DEPPEN recebeu apoio viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil, que compuseram o comboio e fizeram o serviço de escolta dos veículos por terra, enquanto um helicóptero das forças acompanhava a ação pelo ar.

O oficial de planejamento da PM no Verão Paraná - Viva a Vida, capitão Wagner Araújo, destaca que neste período o Litoral precisa ter espaços para receber presos devido ao aumento de ações policiais. “O apoio da PM tem sido constante à Polícia Penal e, agora, na temporada de verão continuamos a trabalhar em parceria. Desde o início dos trabalhos, já fizemos dezenas de prisões e as transferências são necessárias para que as carceragens não lotem”, afirmou.

ANTES - Na Costa Leste, as ações do DEPPEN foram reforçadas durante o Verão Paraná - Viva a Vida 2021/2022 e, desde o dia 10 de dezembro de 2021 até 23 de fevereiro de 2022, 346 foram transferidos do Litoral às unidades do Complexo Penitenciário e Região Metropolitana de Curitiba.