Dia do Policial Penal: servidores em atividade há mais de 33 anos são homenageados em Piraquara 14/11/2023 - 09:35

O Dia do Policial Penal, celebrado neste dia 13 de novembro, unificou ações de cuidados com a saúde física e mental dos servidores e serviu como momento oportuno para homenagens a policiais penais durante um evento realizado nesta segunda-feira (13) no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Regional Metropolitana de Curitiba. Os procedimentos de cuidados com a saúde realizados neste encontro fazem parte das campanhas do Outubro Rosa, voltado ao público feminino e do Novembro Azul, dedicado ao masculino. A organização do evento também reservou a data para prestar homenagens a trabalhadores que estão há mais de 33 anos em atividade no sistema prisional do Estado.

A Lei estadual nº 21.189/2022 instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o 13 de novembro como o Dia do Policial Penal do Paraná em atenção aos profissionais responsáveis pela gestão do sistema prisional que atuam para garantir a ressocialização das pessoas privadas de liberdade (PPL). A data foi escolhida em razão de uma rebelião ocorrida no dia 13 de novembro de 1989 na Penitenciária Estadual do Estado (PCE), como homenagem ao então agente penitenciário Adalberto Gomes da Silva que foi morto naquela ocasião. Além dele, outros 51 agentes foram feitos reféns.

O evento desta tarde foi idealizado pelo Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penal (Passp), que é atrelado a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná (Espen). “Decidimos fazer estas ações unificadas de saúde a todos os nossos servidores. Estamos com apoio de profissionais de massoterapia, orientações, meditação, entre outras ações. Buscamos também homenagear os servidores que já estão com mais de 33 anos de serviço e que permanecem em atividade”, aponta o coordenador do Passp, Arnaldo Barbosa.

“A equipe do Passp resolveu fazer este evento reunindo serviços em prol dos policiais penais justamente para valorização da saúde. Não tem como a gente cuidar de pessoas privadas de liberdade sem ser cuidado também. São vários serviços com especialidades para valorização da saúde integral da saúde física e mental dos servidores”, destaca o coordenador da Espen, Rodrigo Fávaro.

Para o coordenador regional da PPPR em Curitiba, Emerson das Chagas, este encontro foi fundamental para valorizar a categoria, sobretudo no cuidado com cada um dos servidores. “Um evento como este de promoção da saúde só reforça que a Polícia Penal está no caminho certo, cuidando de seus pares, o que é muito importante para qualquer força policial”, afirma.

O corregedor-geral da Polícia Penal do Paraná, Deivid Duarte, diz que este evento é importante como valorização dos policiais penais. “É muito importante ter este cuidado com nossos policiais pois são eles que levam a complexidade do trabalho de segurança e ressocialização que tanto a sociedade nos cobra e para nós podermos entregar este serviço com qualidade, precisamos olhar para nossos policiais penais e ter o devido cuidado com eles”, enfatiza.

Quanto às ações de saúde, os servidores puderam experimentar a meditação durante o evento. Em um espaço equipado para este fim, o Grupo Mãos Sem Fronteiras montou um lounge no qual os servidores puderam conhecer um método para meditar e experimentar um pouco dos benefícios relacionados ao bem-estar. “A ciência já comprovou que, com cinco minutos de meditação por dia é o que a gente precisa para, com regularidade, ter os benefícios da meditação. Hoje, não existe dia-a-dia sem cuidado com a saúde mental. Ela virou foco na nossa vida nos últimos anos e por isso este programa visa dar foto à saúde mental com apenas 5 minutos de meditação por dia. Após sete dias, com disciplina, já é possível perceber a melhora na qualidade do sono, pensamentos positivos, foco e concentração nas atividades e bem-estar”, explica Adriana Milczevski, membro da equipe de comunicação do Grupo Mãos Sem Fronteiras.

Homenagens – Alguns policiais penais com mais de 33 anos de plena atividade no sistema penitenciário do Estado foram homenageados e receberam um certificado pela marca alcançada. Eles foram aplaudidos com entusiamos pelas décadas em serviço e por ter vivenciado boa parte da evolução da Polícia Penal.

Entre os homenageados o destaque foi o senhor Carlos Alberto de Carvalho, em atividade há mais de 50 anos e três meses no sistema prisional. O segundo mais longevo nesta atividade está com 39 anos e nove meses na profissão. Carlos revela que já requereu a aposentadoria e afirma estar deixando sua atividade em breve em com a saúde em ótimas condições. “Eu só tenho a agradecer por essa homenagem. Finalmente, requeri minha aposentadoria. Minha vida toda eu fiz dentro da Polícia Penal, atuei principalmente na Prisão Provisória de Curitiba, Penitenciária Central do Estado e Colônia Penal e fico feliz em sair com a saúde ótima. Pude ver toda a evolução do Departamento, principalmente na estrutura. No começo não tínhamos praticamente nada e atualmente os servidores estão muito bem equipados dentro de uma evolução natural da profissão”, finaliza.