Diretor da Polícia Penal do Paraná participa de evento comemorativo ao aniversário do Imperador do Japão 01/03/2024 - 15:09

Foi realizado na noite desta quinta-feira (29), na residência oficial do Consulado do Japão, em Curitiba, um jantar em comemoração ao aniversário de Naruhito, imperador japonês, que completou 64 anos no dia 23 de fevereiro. Sua Majestade, como é chamado, ascendeu ao Trono do Crisântemo no dia 1º de maio de 2019, iniciando a era Reiwa, após a abdicação de seu pai, Akihito, tornando-se o 126º monarca de acordo com a ordem tradicional de sucessão no Japão.

Imperador do Japão é o título do Chefe de Estado e Chefe da Família Imperial Japonesa. Segundo a constituição de 1.947, ele é definido como o “símbolo do Estado e da unidade do povo” e seu título deriva da “vontade do povo, que é soberano”. A Lei da Casa Imperial rege a linha de sucessão imperial.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Reginaldo Peixoto, participou do evento a convite do Cônsul-Geral, Yasuhiro Mitsui. “A receptividade e organização foram muito boas. O estado do Paraná e o consulado do Japão são parceiros já de longa data. Tivemos a oportunidade de conhecer novas culturas e conversar com pessoas ligadas ao consulado, de modo que isso vem a engrandecer ainda mais nosso departamento. Já recebemos representantes do consulado em nossa sede administrativa e pudemos trocar bastante experiências, inclusive no âmbito penal”, destaca Peixoto.

O Paraná é estado-irmão da província japonesa de Hyogo e tem várias parcerias com o Japão, além de contar com a segunda maior colônia de descendentes nipônicos do Brasil, estimada em cerca de 200 mil pessoas.

Curitiba também possui uma parceria com sua cidade-irmã Himeji, localizada no Japão. Esta irmandade completará 40 anos no dia 14 de maio e reflete uma cooperação sólida, que teve início por meio da Lei 6.484, de 1.984, declarando as duas cidades como irmãs e promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos.

O evento também contou com a presença de Darci Piana, vice-governador do Paraná. Na última terça-feira (27), Yasuhiro Mitsui é quem esteve visitando Darci Piana no Palácio Iguaçu para falar sobre a importância da comunidade Nikkei no estado e sobre a longa amizade entre o Paraná e a província de Hyogo, além de importantes investimentos recentes realizados por empresas japonesas em nosso estado.

O que faz um consulado? - Um consulado é uma representação diplomática de um país em uma cidade estrangeira. Ele desempenha várias funções importantes para facilitar as relações entre o país de origem e os cidadãos que residem ou visitam a região onde está localizado. Algumas das principais funções de um consulado incluem o fornecimento de assistência e proteção aos cidadãos do país de origem que se encontram na jurisdição do consulado. Isso pode incluir ajudar em situações de emergência, como acidentes, detenções, perda de documentos ou outras situações de crise. Outras funções relacionadas aos consulados envolvem emissão de documentos; confecção de registros civis; serviços notariais para autenticação de documentos e reconhecimento de assinaturas; promoções comerciais e culturais; assuntos migratórios, como visto de trabalho, estudo e imigração; além de assuntos políticos e diplomáticos.

Os consulados desempenham um papel crucial na prestação de assistência e apoio aos cidadãos de seu país em território estrangeiro, promovendo a cooperação internacional e facilitando as relações entre nações. É importante notar que as funções específicas de um consulado podem variar de acordo com o país e suas necessidades diplomáticas.