Em Foz do Iguaçu, parceria entre Polícia Penal e Conselho da Comunidade entrega 400 chinelos à instituição assistencial 22/10/2025 - 17:01
A parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR), através da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV (PEF IV), e o Conselho da Comunidade local, realizou nesta terça-feira (21) a entrega de 400 pares de chinelos para crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pela entidade do Terceiro Setor, vinculada à Cáritas, “Anjo Gabriel”.
Os chinelos foram todos produzidos por custodiados da PEF IV que trabalham na fábrica de chinelos instalada na unidade. Para tal, foram utilizados materiais que seriam descartados por serem residuais da produção regular da fábrica, e complementados pela aquisição de correias através do projeto “Tecendo o Bem”, outra parceria que envolve a Polícia Penal do Paraná, o Conselho da Comunidade e a Itaipu Binacional.
“O desenvolvimento de ações como estas reforçam o compromisso da Polícia Penal em desenvolver programas com impacto social positivo”, disse o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.
Na mesma seara, o diretor da PEF IV, o policial penal Marcos Alexandre de Jesus, frisou a relevância das atividades laborativas desenvolvidas no estabelecimento penal. “A pessoa privada de liberdade durante o cumprimento de sua pena pode e deve trabalhar, esse é nosso compromisso: o trabalho com propósito e responsabilidade social”, afirmou.
A relevância social da ação realizada pode ser atestada na fala da coordenadora do Projeto Anjo Gabriel, a Senhora Judite Maria Dalcin: “Esta ação é muito importante e faz grande diferença na vida dessas pessoas, onde muitas vivem em condição quase sub-humanas de existência. É gratificante termos parceiros tão valiosos”, destacou.
Foram produzidos chinelos com numerações que vão do 23 ao 34. As crianças atendidas foram devidamente cadastradas e selecionadas pela própria instituição Anjo Gabriel, garantindo que as pessoas que mais precisem, recebam o material.
A fábrica de chinelos instalada na PEF IV produz itens para toda a regional de Foz do Iguaçu. Ela é mantida com insumos adquiridos pela Polícia Penal do Paraná, por meio da Divisão de Produção e Desenvolvimento (Diprod). Parcerias e projetos como este, firmados entre a Polícia Penal e outras instituições, fomentam ações de impacto social, nas quais a PPPR coordena todo o processo produtivo a partir do recebimento dos insumos.
Além de promover em suas instituições prisionais o tratamento penal que a lei prevê, a PPPR contribui para a promoção de ações de impacto social e consolida seu papel como instituição de estado atuante na sociedade.

















