Em Guarapuava, 12 pessoas privadas de liberdade concluem curso de voz e violão 24/10/2025 - 15:38
Foi realizada nesta quarta-feira (22), na Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG-UP), a entrega de certificados a 12 pessoas privadas de liberdade (PPL) que concluíram o curso “Voz & Violão – Tocando e Cantando Uma Nova História”, iniciativa desenvolvida pelo Conselho da Comunidade de Guarapuava. O projeto utiliza a música como instrumento de transformação pessoal e reinserção social, proporcionando novas oportunidades de expressão e aprendizado dentro do ambiente prisional.
Para o diretor da PEG-UP, Alessandro dos Santos, o projeto representa uma importante iniciativa no processo de reinserção social dos privados de liberdade. “A música, além de ser uma poderosa ferramenta de expressão e transformação, possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais fundamentais para a reintegração ao convívio em sociedade e é motivo de grande satisfação poder contar com parcerias que valorizam o ser humano e que acreditam na educação e na cultura como caminhos para a reconstrução de trajetórias”, afirmou.
“O projeto Voz e Violão teve início em 2023. Foi uma proposição do Conselho da Comunidade que elaborou esse projeto e então buscamos parceiros para o financiamento do mesmo. O Instituto Ação Pela Paz fez a aquisição dos materiais utilizados no curso, como violões e estantes de partitura. Com o apoio da Igreja Caminho Verdade e Vida, que disponibilizou o professor para as aulas de violão, as PPL da PEG-UP, da Cadeia Pública de Guarapuava e a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) foram beneficiadas”, explicou a assistente social do Conselho da Comunidade de Guarapuava, Jucimara Garcia.
“Este projeto usa a arte da música para oportunizar às PPL novas perspectivas de futuro. Mensagem, arte, disciplina, educação e tantas outras ferramentas estão presentes neste projeto. A música tem um grande poder de fixar a mensagem no coração das pessoas, de registrar na memória. Quando unimos uma boa mensagem, como a Palavra de Deus e a música, colhemos ótimos resultados”, enfatizou o pastor da Igreja Caminho Verdade e Vida, Edimar Brandelero.
O curso tem como proposta oferecer oficinas expressivas de violão e canto, incentivando o desenvolvimento artístico, emocional e social dos participantes. Com carga horária total de 360 horas, o curso é dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado, cada um com 120 horas. As aulas presenciais possuem duração de 3 horas semanais, complementadas por 2 horas semanais na modalidade EAD. O controle da carga horária é garantido por meio de listas de presença assinadas pelos participantes, possibilitando a remição de pena conforme o engajamento em cada etapa do curso.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, os alunos realizaram apresentações musicais, demonstrando o aprendizado e a dedicação adquiridos ao longo do curso. O momento foi marcado pela emoção e pelo reconhecimento do esforço dos participantes.
Os certificados foram entregues pelas mãos de policiais penais, representantes do Conselho da Comunidade, membros da Igreja Caminho Verdade e Vida e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Guarapuava, instituições que apoiam e acreditam no poder da educação e da arte como caminhos para a reinserção social.

























