Em Londrina, Polícia Penal e Senac formam 12 mulheres privadas de liberdade em curso de doceiro na Cadeia Pública 19/09/2025 - 10:52
Com decoração inspirada na primavera como tema, foi realizada nesta quinta-feira (18) uma cerimônia de encerramento de mais um curso na cozinha escola da Cadeia Pública Feminina de Londrina, que celebrou mais de 600 matrículas junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) desde a inauguração do espaço dentro da unidade em março de 2023, resultado de importantes parcerias da Polícia Penal do Paraná (PPPR) com a Procuradoria do Trabalho de Londrina, além de iniciativas de programas de gratuidade do Senac Londrina.
Ao todo, doze mulheres privadas de liberdade cumpriram carga horária de 160 horas nessa turma e foram certificadas pelo Curso de Doceiro. “Dentro da Cadeia Pública Feminina de Londrina as atividades vão desde a alfabetização até os cursos profissionalizantes. Ofertamos qualificações que vão de encontro às necessidades do mercado de trabalho”, destacou a gestora da unidade, Soraya Ursi, ressaltando a importância de fornecer ferramentas para as pessoas privadas de liberdade que querem ser reintegradas na sociedade.
“Recomeçar é possível. A parceria do Senac na qualificação das mulheres privadas de liberdade em gastronomia vai muito além de ensinar receitas, é sobre resgatar histórias, despertar talentos e abrir portas para um futuro com mais dignidade”, disse a técnica de educação profissional e tecnóloga do Senac Londrina, Fabiana Paula de Oliveira.
O evento teve a participação da gerente de qualificação profissional da Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda de Londrina, Miriam Miura, prestigiando a formação das alunas e colocando a secretaria à disposição para as orientações e suporte necessários no futuro ingresso no mercado de trabalho.