Em Londrina, pessoas privadas de liberdade transformam “Crime e Castigo” em artes plásticas 26/06/2023 - 15:38

A complexa obra literária Crime e Castigo do russo Fiódor Dostoiévski foi tema de muito estudo e discussões nas salas de aula das unidades penais de todo o Paraná. O romance que tem destaque mundial foi trabalhado de diferentes formas pelos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBEJA), sendo transformado em resenhas, peças de teatro e também em artes plásticas.

Em Londrina, a obra que é dividida em seis partes, teve cada uma delas esmiuçada em três oficinas, sendo inicialmente feita a contextualização histórica, tendo em vista que a trama se dá em meados do século XIX. Posteriormente, foram produzidos seminários com rodas de leitura repletas de discussões. Em conclusão das atividades, as pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Cadeia Pública Feminina e das Penitenciárias Estaduais de Londrina I e II (PEL I e PELII) destrincharam revistas e jornais para produção de telas com colagens que representassem a releitura da obra em arte.

A qualidade das produções superaram expectativas e a curadoria do Sesc Cadeião Cultural, além de disponibilizar espaço de duas galerias onde as telas ficarão expostas até o dia 30 de agosto, também inseriram o projeto de arte no 3º Festival de Etnias, que destacam e mantêm vivas as riquezas culturais da história e imigração do Paraná, agregando conteúdo no que tange as minorias e as diversidades.

A professora responsável pelo projeto de remição pela leitura em Londrina, Maria Aparecida Ferreira, acrescentou que a proposta da oficina foi que as PPLs desmontassem o universo do livro e a reestruturassem com a interpretação pessoal, substituindo palavras por figuras. “Nosso projeto inclusive já tem dado frutos, os alunos já manifestaram que querem continuar as discussões, que são abertas, e talvez tenhamos novos desdobramentos como produção de poesias, livros de contos, enfim as possibilidades são infinitas”, enfatizou.

A diretora do CEEBEJA Manoel Machado, Ivoneide Parra, parabenizou toda a equipe que trabalhou no projeto que resultou em obras de tanta qualidade. Destacou ainda que mesmo “Crime e Castigo” sendo uma obra de leitura de grande complexidade, não apenas de escrita, mas também emocional e filosoficamente, as professoras aceitaram o desafio e prontamente começaram a traçar estratégias de abordagem.

As professoras estão organizando ainda uma extensão do projeto para que as PPLs tenham uma resposta da dimensão de suas produções, com exposições itinerantes internas que deem maior amplitude às produções.

Projeto "Remição pela Leitura"

O Projeto "Remição pela Leitura" consiste em proporcionar ao recuperando diminuir parte de sua pena através da leitura mensal de uma obra literária. O Estado do Paraná foi pioneiro a implantá-lo no âmbito dos estabelecimentos penais com a publicação da Lei 17.329 de 2012, como meio de viabilizar a Lei Federal nº 12.433 de 29 de junho de 2011.

No projeto, as pessoas privadas de liberdade leem livros e produzem resenhas, as quais são devidamente corrigidas por pedagogos e podem gerar até quatro dias mensais de remição de pena. Em Londrina, nos 10 anos de trabalho desempenhados pelo CEEBEJA Manoel Machado nas unidades penais, mais de 15 mil PPLs já foram beneficiadas com o projeto.

O Coordenador Regional da Polícia Penal de Londrina, Reginaldo Peixoto, ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelos CEEBEJAS nas unidades penais, pois a educação é um dos pilares da ressocialização. “É importante lembrar que no sistema penal é fundamental o trabalho em equipe e a união entre os setores de segurança, de educação e administração e os frutos que colhemos hoje, na diminuição da reincidência criminal, são resultados dessa união”, complementou.

Sesc Cadeião

O prédio, localizado da região central de Londrina e de arquitetura remanescente da década de 1930, funcionou até o início da década de 90 como carceragem municipal. Ficou fechado por mais de duas décadas, período no qual foram propostos diversos tipos de ocupações. Em 2011, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR assinou com a Prefeitura de Londrina a cessão do imóvel por 20 anos, com possível renovação por igual período, para sua utilização como espaço cultural.

O Sesc Londrina Cadeião Cultural possui sala de espetáculos, espaço para exposições e oferece aulas em áreas artísticas como dança, música e cinema. No antigo pátio de sol, funciona o café-escola do Senac e a galeria de artes que apresenta trabalhos de artistas locais e nacionais.

A técnica de atividades de artes visuais do Sesc Cadeião Cultural, Viviane Guilhermino, explica que o slogan do local é “Venha fazer parte da transformação”, tema que tem muita relação com o contexto de ressocialização da exposição “Precisamos mostrar para sociedade que não é porque fizeram algo errado que devem ser excluídos”, destacou.