Em Londrina, policiais penais prestam primeiros socorros a vítima de acidente de trânsito 20/12/2021 - 12:00

Uma equipe do Setor de Operações Especiais do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) prestou atendimento a um motociclista, vítima de um acidente de trânsito, ocorrido no último dia 10 de dezembro, em Londrina. Os policiais penais aplicaram técnicas de primeiros socorros até a chegada do atendimento médico de emergência. 

Segundo o policial penal, Tiago Beraldo, que prestou o atendimento a vítima, a equipe se deslocava para uma operação de rotina na penitenciária, quando avistou o acidente. De imediato, os policias penais isolaram a área, organizaram o trânsito e imobilizaram a vítima. 

“Percebi que a vítima estava com uma fratura exposta no braço, com sangramento massivo. Então apliquei um torniquete para conter a perda de sangue, além de imobilizar o local da fratura com bandagem de combate para limitar o movimento e evitar a contaminação”, explicou Beraldo. 

TREINAMENTO – Todos os policias penais ao ingressar na equipe SOE recebem treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que consiste na estabilização da vítima até a chegada do atendimento médico competente. A indicação, inclusive, é que esses policias carreguem consigo esses materiais que contribuem na preservação da vida. 

“Eu estava portando esse material de atendimento em meu colete, o que deu agilidade no atendimento da vítima. Após a chegada da equipe do SIATE, repassei o horário de aplicação do torniquete, pois existe um protocolo para a retirada pelo médico. A equipe se mostrou grata, até porque o trânsito no local era intenso, devido ao horário de pico, o que dificultou a chegada no local do acidente”, contou o policial penal. 

Beraldo destacou ainda o treinamento recebido, que é ministrado em todo Estado pelo policial penal, Diego Dias, uma referência na área, assim como, a oportunidade de aplicar esse conhecimento na prática. “Foi uma oportunidade ímpar de testar na prática esse treinamento, perceber que o equipamento funciona, e que essa junção de operador, treinamento e equipamento, a tríade da nossa filosofia tática, foi válida, foi muito boa”, finalizou.

 

GALERIA DE IMAGENS