Em Maringá, 36 detentos formam-se em curso de assistente de costura 29/09/2023 - 15:52

A Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) ofertou neste ano o curso de Assistente de Costura, resultado de uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR). O curso teve duas turmas e capacitou 36 pessoas privadas de liberdade, com carga horária de 160h presenciais.

A capacitação traz conhecimento e novas oportunidades aos reclusos, visando qualificar a mão de obra para os setores com empresas têxteis conveniadas com a penitenciária, além de fazer parte do projeto de formação de mão de obra especializada em corte e costura que atende à demanda de fabricação de uniformes para os detentos de todas as penitenciárias e cadeias públicas de Maringá e região.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, enfatiza a importância da qualificação profissional ofertada dentro do sistema prisional paranaense: “Pois oportuniza às pessoas privadas de liberdade o conhecimento, aprendizagem e aperfeiçoamento em uma profissão, para que ao saírem da reclusão, possam ser reintegrados à sociedade com maiores possibilidades de trabalho e renda digna”.

Para o diretor da PEM, João Victor Toshiaki Ferreira Fujimoto, a capacitação profissional desenvolve habilidades profissionais que contribuem diretamente para o retorno das pessoas privadas de liberdade ao convívio social: “Especialmente para o retorno do recluso ao mercado de trabalho, criando uma nova perspectiva na vida dele”, afirma.

“Além de serem capacitados para exercerem uma profissão, as horas estudadas também serão utilizadas para a remição da pena pelo estudo. Essas parcerias da Polícia Penal para a oferta de cursos de qualificação oportunizam novas perspectivas para os detentos, são ações educativas que fazem a diferença”, destaca a pedagoga da PEM, Sueli Nascimento.