Em Ponta Grossa, policiais penais têm atendimento psicológico com apoio da Unicesumar 02/06/2023 - 10:30

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), através de sua Coordenação Regional localizada em Ponta Grossa, em parceria com a universidade UNICESUMAR, promove uma importante iniciativa voltada para o cuidado e bem-estar dos policiais penais que atuam nas unidades prisionais do município.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho psicossocial voltado aos policiais penais, oferecendo um espaço de acolhimento, orientação e apoio emocional. Através dessa parceria, estagiários de psicologia da UNICESUMAR oferecem atendimentos especializados direcionados aos policiais penais que desempenham suas funções nos estabelecimentos da região. Esses atendimentos visam fornecer suporte psicológico e auxiliar na promoção de saúde mental adequada.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, vê esta iniciativa com bons olhos. Ele destaca que esta ação tende a ser uma referência para outras regiões do Estado. "A Polícia Penal do Paraná, através de suas coordenações regionais, como o que acontece na região de Ponta Grossa, tem se aproximado muito do ambiente universitário, trazendo esses profissionais e com eles o público acadêmico, para que tratem nossos profissionais e acompanhem suas rotinas, contribuindo, de fato, com o trabalho da Polícia Penal. Este projeto em parceria com a UNICESUMAR, sem dúvida, tem uma grande importância porque o ambiente da segurança pública demanda de atenção com a saúde física e mental de nossos profissionais colaboradores, então a gente vê com muito bons olhos. Isso tem sido uma política pública de estado, uma aproximação não apenas da comunidade, do empresariado, mas também do público acadêmico, trazendo-os para este ambiente penal. Isso tem feito com que regiões desenvolvam programas de importância em várias áreas. A área psicológica, como está acontecendo em Ponta Grossa, tem tudo para se tornar uma grande referência para todo o Estado do Paraná."

“A parceria com as universidades tem sido fundamental para ampliar os serviços de assistência voltados aos policiais penais. Reconhecemos a importância do cuidado com a saúde mental desses profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades no sistema prisional”, destaca o coordenador regional da PPPR de Ponta Grossa, William Ribas.

Quem lidera este projeto pioneiro é Renata da Rocha Frota, responsável pelo setor de psicologia da Coordenação Regional da PPPR de Ponta Grossa. A psicóloga ressalta que “a presença dos estagiários de psicologia nas unidades prisionais traz benefícios significativos para os policiais penais, permitindo que eles tenham um espaço de escuta qualificado e apoio psicológico em suas demandas pessoais e profissionais, além de receberem orientações específicas para lidar com os desafios da profissão e trabalhar questões pessoais relacionadas ao ambiente prisional”.

Um dos policiais penais atendidos nesta ação elogiou a criação do projeto. “Gostaria de parabenizar a iniciativa de oportunizar o atendimento psicológico aos policiais penais. Os atendimentos são de extrema importância para nós, profissionais que enfrentamos diariamente uma realidade tão desafiadora no campo da segurança pública. Essa oportunidade de cuidar da nossa saúde mental é fundamental para que possamos desempenhar nossas funções com equilíbrio e eficiência”, ressaltou.