Em exposição, população de Cascavel conhece viaturas, instrumentos e tecnologias utilizadas pela Polícia Penal 14/11/2023 - 11:28

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), através de sua 8º Regional Administrativa, em Cascavel, promoveu no domingo (12), uma exposição em celebração ao Dia do Policial Penal, estabelecido em 13 de novembro. u

O evento ocorreu na Praça Wilson Joffre, durante a Feira do Pequeno Produtor de Cascavel, e destacou a exibição de viaturas do Setor de Escolta Prisional (SEP), instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPOs), além de outros armamentos e ferramentas utilizados pelo Setor de Operações Especiais (SOE), incluindo a tecnologia empregada pelo Grupo de Segurança Interna (GSI) na fiscalização das áreas próximas às penitenciárias e cadeias públicas.

O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, enalteceu a importância de mostrar à sociedade o trabalho desempenhado pelos policiais. “Trouxemos aqui um pouquinho do que é produzido dentro do sistema prisional, assim como materiais que usamos para combater o crime dentro das instituições prisionais, além dos itens e projetos que focam o tratamento penal”, disse.

Diversos painéis foram dedicados a mostrar apreensões realizadas em operações da PPPR, fotografias retratando o cotidiano do Policial Penal dentro das unidades e produtos resultantes de convênios com empresas privadas que empregam a mão de obra prisional.

A exposição atraiu muitas pessoas que passaram pela feira. As crianças aproveitaram para tirar fotos e conhecer as viaturas policiais. “Achei muito legal. Inclusive, consegui saber como funcionam as viaturas, como os presos são trasportados de um presídio ao outro. A melhor parte foi saber como é uma viatura por dentro”, afirmou um estudante de 12 anos.

A exposição também mostrou o resultado de projetos financiados pelo Conselho da Comunidade de Cascavel, com a participação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Rosaldo Chemim, esteve presente e comentou da importante parceria com a PPPR. “A Polícia Penal é nossa parceira pois nos ajuda na execução de projetos de recuperação da cidadania dos apenados, principalmente quanto ao seu retorno à sociedade”, explicou.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer os resultados da parceria da PPPR com a Organização Não Governamental (ONG) Latidos do Bem, que confecciona itens da linha pet para incentivar os resgates e adoção de animais abandonados.