Em hospitais do Litoral, policiais penais distribuem naninhas confeccionadas em penitenciária de Cascavel 09/02/2024 - 16:04

Policiais penais que integram as equipes da Operação Verão Maior Paraná realizaram, nesta quinta-feira e sexta-feira (08 e 09), no Hospital Municipal de Guaratuba e na Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes e Centro de Especialidades Médicas, em Matinhos, uma ação solidária com pacientes das alas infantis. Juntas, as duas unidades hospitalares receberam a doação de 80 naninhas confeccionadas dentro do sistema prisional paranaense, por meio de um projeto social que emprega a mão de obra de pessoas privadas de liberdade (PPL).

Para o diretor de segurança penitenciária e coordenador da Operação Verão Maior Paraná, pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), João Paulo Schlemper, a atividade é mais uma forma de levar à sociedade os trabalhos desenvolvidos no sistema prisional paranaense que beneficiam a comunidade. “Uma ação voltada para o acolhimento da sociedade, por meio do trabalho realizado pelas pessoas privadas de liberdade, custodiadas nas unidades penais do Estado onde são desenvolvidas atividades de artesanato. Foram confeccionados alguns materiais, especificamente as naninhas, demonstrando que a Polícia Penal não está só atenta às questões de segurança, mas também comprometida com a ressocialização”, afirma.

Andressa Schlemper, enfermeira do Hospital Municipal de Guaratuba, conta que a unidade realiza uma média de 40 partos por mês e que as naninhas servem para amenizar a internação e eternizar um momento tão importante para os pacientes. “A naninha em especial é um afago para a mãezinha que acabou de ganhar bebê, uma lembrança que ela levará da maternidade. Quem ganha com isso tudo são as mães e seus bebês e sabemos a importância deste trabalho que a Polícia Penal faz de ressocialização e das atividades dentro dos presídios e cadeias. Uma parceria muito importante”, destaca.

Já para a gestante Angelita Custódia Bispo, que aguarda o nascimento do filho, a surpresa traz conforto e carinho. “Isso é muito importante para nós que estamos internadas, as gestantes, mães que acabaram de ganhar os bebês. Ficamos com o coração quentinho, pois estamos aqui, isoladas do mundo e, de repente, vem essa surpresa para nosso bebê. É muito gratificante”, enfatiza.

Além das novas mães, as naninhas serão entregues também para as crianças que realizam acompanhamento especializado na Maternidade e Centro de Especialidades de Matinhos, como explica a coordenadora, Jaqueline Ramos. “Recebemos muitas mães carentes, crianças que passam por atendimentos com especialistas, crianças especiais que necessitam de um carinho a mais, será muito importante, estamos felizes por receber essa ação, fará a diferença para nós”, explica.

Cauteloso com o filho que nasceu três semanas antes do previsto, Júlio Lisboa Correia, que acompanha a esposa internada, garante que a interação da PPPR com a comunidade é representativa. “Gostamos bastante, uma ação bem bonita. Acredito que faz bem para a sociedade. As pessoas precisam acreditar que existe uma chance de mudar e aprender novas oportunidades”, disse.

Educar para o Futuro - As naninhas entregues nos hospitais do litoral são produzidas na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP), por meio do Projeto Educar para o Futuro, uma parceria financiada pelo Conselho da Comunidade de Cascavel e apoiada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A produção é feita por pessoas privadas de liberdade que trabalham no setor de costura da unidade. Os itens são doados mensalmente para hospitais, escolas e entidades que trabalham com crianças em vulnerabilidade.

Quem recebe o presente dentro do hospital expressa o sentimento de gratidão. “Bem bonitinho, um mimo para nossos filhos, uma interação das pessoas que estão passando por ressocialização”, conclui recém mamãe, Brenda Carolina Capponi.

GALERIA DE IMAGENS

  • Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná