Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Polícia Penal auxilia em projeto educativo sobre fauna em CMEIs de Maringá 30/05/2023 - 10:08

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participa neste ano letivo do Projeto Faunópoles, realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Maringá.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo educar crianças de até 5 anos sobre a fauna existente na cidade e regiões próximas, bem como a importância da biodiversidade a todos os seres vivos.

O primeiro trimestre do projeto é focado em ações que estimulem o cuidado animal, a preservação do meio ambiente e a compreensão da criança quanto a sua presença no mundo. Os conteúdos abordam sobre animais de estimação, de trabalho, insetos, bichos de jardim, espécies silvestres, selvagens, ameaçadas de extinção, e as diversas conexões que o ser humano pode estabelecer com a vida animal.

Tudo isso, através de atividades lúdicas, de cunho científico e que promovam experiências relacionadas à temática central.

A equipe de Operações Especiais com Cães de Maringá (SOE-K9) da PPPR foi convidada para apoiar o Projeto Faunópoles na categoria de ensino sobre animais de trabalho, especificamente a categoria de PET Policial.

Com apresentações lúdicas, brincadeiras e interação com as crianças e os animais, a equipe ensina sobre cães de trabalho adestrados, suas funções e características no trabalho policial, e a importância dessa relação com os humanos.

“Esse projeto nos dá a oportunidade de mostrar um dos lados das atribuições policiais que temos atualmente na Polícia Penal, através da equipe de operações com cães que tem o auxílio dos animais para identificar materiais ilícitos e salvaguardar a vida dos policiais”, explica o coordenador regional de Maringá da PPPR, Julio Cesar Franco.

O chefe do Setor de Operações Especiais com Cães (SOE-K9), Rodrigo Nieri da Costa, conta que o trabalho da Polícia Penal foi apresentado de forma pedagógica de acordo com a faixa etária dos alunos.

“Ficamos muito honrados em participar do Projeto Faunópoles. Nas ocasiões em que participamos, foi apresentado de forma pedagógica o trabalho desempenhado pela equipe canina da polícia, demonstrado o emprego deles como animais de trabalho e devidamente adestrado. Após uma breve apresentação, foi promovida uma interação entre as crianças e os cães em forma de brincadeira e com muito aprendizado”, compartilhou.

A secretária municipal de Educação, Nayara Caruzzo, destacou que o projeto tem o objetivo despertar o interesse das crianças com atividades significativas e promover vivências relacionadas ao tema.

“Dentre as ações realizadas, foi proposto explorar as características, as funções e importância dos cães policiais, por meio de pesquisas, explicações e demonstrações pela equipe da Polícia Penal do Paraná. A atuação da polícia foi muito importante para o projeto, pois as crianças puderam ter experiências únicas com os cães de trabalho”, ressaltou.