Equipe de Monitoração Eletrônica do Paraná realiza semana de alinhamento administrativo e procedimentos operacionais 13/02/2023 - 10:53

A Divisão de Monitoração Eletrônica (DME-PR) reuniu, entre os dias 07 e 10 de fevereiro, todos os policiais penais supervisores dos Postos Avançados de Monitoração em todo o estado. O objetivo do encontro foi a realização da padronização dos fluxos administrativos e operacionais em todas as regionais do Paraná.

A primeira atividade da semana foi realizada na sede da DME-PR, em Curitiba. O Núcleo de Atendimento à Pessoa Monitorada (Nupem), setor que presta atendimento social aos apenados monitorados eletronicamente, realizou o alinhamento de fluxo com a equipe de regionais.

Os supervisores de monitoração tiveram a formação do curso de PPWeb, um sistema de banco de dados integrado que organiza todas as informações do sistema penal, permitindo o acesso e a fomentação do sistema pela DME-PR em âmbito estadual. Além disso, houve também instruções de padronização de documentos e instruções operacionais para a equipe de atuação em campo.

Nos últimos dias de instruções, os policiais tiveram treinamento de abordagem tática policial a pessoas monitoradas, instrução de algemamento e de combate a incêndio.

O chefe da DME-PR, Claudio Xavier, afirma que esses treinamentos são importantes para a integração da equipe de monitoramento eletrônico e também para a intensificação das fiscalizações de pessoas monitoradas no estado.

“Todo e qualquer tipo de treinamento, alinhamento ou capacitação possibilita a Polícia Penal a oferecer à sociedade um trabalho de excelência e com muito mais profissionalismo”, completa.

Durante a semana de alinhamentos de fluxo e procedimentos operacionais, estavam presentes representantes de todas as regionais da Divisão de Monitoração Eletrônica do Paraná, das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina, Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

Além dos oito supervisores regionais, participaram também sete policiais da equipe de Fiscalização de Campo de Curitiba.

“Essa semana de alinhamento de procedimentos administrativos e operacionais foi de extrema importância para todas as regionais de monitoramento eletrônico do Paraná, porque visa um serviço de excelência e mais humanizado aos monitorados pela Polícia Penal”, comenta o supervisor de Monitoração Eletrônica de Ponta Grossa, Allan Paes.

REINAUGURAÇÃO SEDE DME – Em janeiro deste ano, ocorreu a reinauguração da sede da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME-PR), em Curitiba, onde houve uma reforma de ampliação do espaço, possibilitando uma nova estrutura com divisões adequadas de setores e condições melhores de trabalho. Além disso, foi criado um posto avançado de monitoração e uma sala de planejamento estratégico para gestão de crises, tomadas de decisões a nível estadual e monitoração in loco de todas as regiões.