Espen realiza alinhamento pedagógico - operacional para CTOPP 2023 07/03/2023 - 10:41

Entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), realizou o alinhamento pedagógico - operacional para o Curso de Transição para Operações da Polícia Penal (CTOPP). Além da equipe da Espen, composta por 11 servidores, outros 46 participaram do evento que aconteceu, no auditório da Espen – Sede.

Com intuito de atender a demanda de todas as regionais do estado, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário, trabalha de forma descentralizada. Sendo assim, conta com um coordenador local e um suplente da Espen em cada regional, os quais são responsáveis por organizar os cursos ofertados em sua regional. A escola conta também com uma equipe de servidores que atuam como professores/instrutores em diversas áreas do conhecimento da atuação da Polícia Penal, conforme sua formação.

A cada início de ano apresentam-se novas demandas e um novo calendário de cursos é instituído. Por isso a Espen entende a necessidade de promover um alinhamento pedagógico - operacional com os instrutores de referência das disciplinas e coordenadores de instrução dos cursos operacionais, dentre eles o Curso de Transição para Operações da Polícia Penal (CTOPP).

O CTOPP é o curso de maior complexidade que a Espen oferta atualmente. Além da demanda de instrutores e equipamentos, o curso exige uma extensa operação administrativa, logística, operacional e pedagógica. Estima-se que 800 Policiais Penais sejam formados entre março e dezembro de 2023.

O curso é composto por 19 disciplinas na modalidade EAD (ensino a distância), disponibilizada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado Moodle, além de sete disciplinas práticas, ministradas presencialmente por professores/instrutores habilitados.

O diretor da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário, Rodrigo Fávaro, explicou a importância de alinhar os projetos da Escola junto a seus instrutores, para oferecer uma aprendizagem de qualidade aos policiais penais.

“A qualificação e alinhamento da equipe é uma ação fundamental para o bom andamento das práticas educacionais. A Espen, baseia-se na educação corporativa que tem foco no resultado. Não é possível ter um bom resultado sem um processo afinado. Por isso sugerimos esse evento que foi bem acatado e incentivado pela direção da Polícia Penal” disse.

Além do corpo de instrução, a Espen conta os coordenadores locais e seus suplentes. Apesar da distância física, todos devem atuar alinhados com o projeto político pedagógico da Espen, bem como dos fluxos administrativos. Para tanto, na programação do evento, consta um alinhamento com os coordenadores locais e suplentes, que também receberão uma capacitação na área de compras públicas, de forma que estejam aptos a criar projetos que demandem aquisições de materiais que contribuam efetivamente para a formação do aluno.